Data de inscrição, prova e pedido de isenção Enem 2019

Os estudantes do Brasil inteiro já devem iniciar a sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019. A prova é essencial para quem quer uma vaga nas universidades públicas ou deseja concorrer a uma bolsa de estudos em instituições privadas e é aplicada em dois domingos consecutivos.

Em 2018, a taxa de inscrição para a prova foi de R$ 82,00 e não são apenas os estudantes que a podem fazer: qualquer brasileiro que tenha interesse em fazer curso superior consegue se inscrever.

Datas do ENEM 2019

As provas acontecerão em 3 e 10 de novembro, importando salientar que os estudantes devem comparecer nos dois dias. Aquele que faltar em um dos domingos ficará com a nota mais baixa, haja visto que faltará uma parte da prova. Se o não comparecimento for no dia da redação, a pessoa não poderá concorrer ao Programa Universidade para Todos (ProUni), por exemplo.

As inscrições estarão liberadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) entre 6 e 17 de maio. As pessoas que se inscreveram em 2018 e não fizeram a prova deverão apresentar justificativa no mês de abril, entre o dia 1 e o dia 10. Esses dias também constituem o prazo para fazer o pedido de isenção da taxa.

Como se inscrever e pedir a isenção

O site especial para a inscrição do ENEM 2019 só será liberado próximo a abril. Os cidadãos que quiserem se escrever têm de acessar a página do INEP (http://portal.inep.gov.br/web/guest/inicio) e procurar por “Principais avaliações e estudos do INEP”. Dentre as opções, haverá o ENEM e basta clicar sobre ele.

O cidadão também pode escrever “ENEM 2019 INSCRIÇÃO” na pesquisa do Google, tendo atenção a duas coisas: se o site da inscrição é mesmo do INEP e se é referente a 2019.

O pedido de isenção é aceito se a pessoa tem renda per capita de até dois salários mínimos, se era bolsista na rede privada ou se era estudante de escola pública.




Comentar