NotíciasDicasEmpregos

Descubra onde fica o numero da carteira de trabalho digital e física

Desde 2019, o número da sua inscrição na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o mesmo do seu CPF. A consulta deste documento pode ser feita de várias formas, inclusive digitalmente, trazendo muito mais praticidade e segurança para os trabalhadores.

É importante lembrar que a CTPS é um documento vital para qualquer trabalhador, pois é onde são registrados todos os vínculos empregatícios e eventos significativos da vida profissional de cada indivíduo. Por isso, saber como consultar e gerenciar esse documento é essencial.

Com a substituição da carteira de trabalho física pela versão digital, o número e a série que estavam presentes no documento físico foram substituídos pela inscrição do CPF. Isso quer dizer que, na CTPS Digital, o número do CPF é o principal identificador do trabalhador.

Por sua singularidade e por não haver duplicidades, o CPF é o número pelo qual o registro do trabalhador é feito atualmente. Sendo assim, seja na versão do aplicativo ou no site, só é possível consultar as anotações do documento usando o CPF.

Como consultar o número da Carteira de Trabalho física

Quem ainda possui a Carteira de Trabalho física e precisa consultar seu número e série pode fazer isso de duas maneiras: pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo próprio documento físico. Mas, antes de mais nada, é necessário ter em mãos algumas informações, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe, número do CPF e número do NIS (PIS/Pasep).

Consulta pelo site da Caixa Econômica Federal

A primeira forma de consultar o número da carteira de trabalho é através do site da Caixa Econômica Federal. Nesse portal, além do número da sua CTPS, é possível consultar outras informações, como o Fundo de Garantia e o Seguro-desemprego.

Para acessá-lo, basta adquirir ou criar um login, escolher a opção “FGTS” e, então, “Extrato Completo”. Ao final desses passos, será possível visualizar o número da carteira de trabalho física.

Como achar o número pelo documento físico

Se estiver com o documento em mãos, basta abrir a página onde está a sua fotografia. Logo ao lado, no campo destacado, constam o número da Carteira de Trabalho, o número de série e os dados do PIS/PASEP.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo