Programas sociais

Documentos necessários para se inscrever no Bolsa Família 2024

Com o fim de 2023 cada vez mais próximo, milhares de brasileiros se perguntam como ingressar no Bolsa Família em 2024, uma vez que o programa desempenha um papel fundamental na vida de milhares de cidadãos, em especial daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Para os interessados, o primeiro passo é se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A etapa em questão deve ser feita presencialmente no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência ou no setor responsável da prefeitura de seu município. Vale frisar que o pré-cadastro na internet é apenas uma parte do procedimento, uma vez que é obrigatório comparecer em um posto de atendimento físico.

Feito isso, o cidadão deverá aguardar a análise por uma sistema informatizado, que avalia se você se encaixa ou não em todas as normas do programa de transferência de renda, uma vez que a adesão não é automática.

Quais são os documentos que preciso ter em mãos

Ao encontrar a unidade do CRAS mais próxima de sua casa, será preciso se dirigir até lá munido de alguns documentos para efetuar o cadastro no Bolsa Família. Mas antes, será preciso escolher quem vai representar as informações no posto de atendimento:

  • 1. Responsável Familiar: a pessoa que vai prestar todas as informações da família;
  • 2. Representante Legal: tutor, curador ou guardião responsável por pessoas que não conseguem se cadastras sozinhas, como crianças, adolescentes menores de 16 anos e adultos incapazes que vivem em instituições de acolhimento.

Agora, confira a documentação necessária conforme o tipo escolhido anteriormente:

Responsável Familiar

  • 1. Responsável Familiar – CPF ou título de eleitor;
  • 2. Demais membros da família – pelo menos um dos seguintes documentos: CPF, título de eleitor, certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de identidade ou carteira de trabalho.

Representante legal

  • 1. CPF;
  • 2. Termo de guarda, tutela e curatela de quem será cadastrado.

Vale frisar que cada posto do CRAS é livre para criar suas normas de atendimento. Em outras palavras, talvez você tenha que realizar um agendamento para se cadastrar no Bolsa Família em 2024.

Passo a passo para encontrar o CRAS mais próximo?

Como mencionado há pouco, para se inscrever no Bolsa Família, é preciso se deslocar até um posto de atendimento. Já para realizar a consulta sobre a unidade mais próxima, o processo é bem simples, sendo possível fazê-lo de duas maneiras distintas: pelo aplicativo do CadÚnico e por meio do portal “Mapas Estratégicos para Políticas da Cidadania” (MOPS). Aqui, vamos ensinar pelo app, pois é o caminho mais fácil. Dito isso, veja o passo a passo:

  • 1. Caso não tenha o aplicativo do CadÚnico (disponível para Android e iOS), é preciso baixá-lo;
  • 2. Feito isso, abra-o e vá na opção “Postos de Atendimento”;
  • 3. Na próxima tela, escolha o estado e a cidade. No campo do tipo de posto, selecione “CRAS”;
  • 4. Agora, navegue pelos resultados e veja as informações de cada um dos postos de atendimento.

Bruno Gama

Jornalista do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo