Dicas

É possível trabalhar pela internet? Dicas para trabalhar de casa!

O trabalho pela Internet oferece uma série de comodidades: poder estar em casa, sem a necessidade de seguir dress code e, principalmente, sem precisar se deslocar de um lugar para outro.

É por causa disso que tantos profissionais passaram a buscar esse tipo de emprego, mas é importante lembrar que o trabalho virtual tem as suas especificidades.

Working at home, coworking space, concept illustration. Young people, man and woman freelancers working on laptops and computers at home. Vector flat style illustration

Trabalhar pela Internet é possível, mas exige infraestrutura

O profissional que deseja desempenhar as suas tarefas pela Internet precisa ter duas coisas:

 

  • Um computador (notebook ou PC) que funcione bem;
  • Uma conexão de Internet estável

 

Para algumas profissões, podem ser necessários outros itens de infraestrutura, como uma webcam e um microfone. Por isso, antes de começar a buscar pelas vagas de trabalho à distância, é preciso avaliar se todas essas coisas estão em boas condições.

Trabalhar pela Internet exige disciplina

Quem trabalha pela Internet precisa saber dizer “não” às distrações que tendem a fazer com que a sua produtividade diminua. Inclusive, os trabalhadores freelancers precisam realizar o máximo de projetos possível para receber um salário adequado e, com distrações, isso se torna bem mais difícil.

Para os CLT que trabalham em homeoffice, é fundamental cumprir a carga horária que a empresa estabelecer para evitar descontos no pagamento; novamente, destaca-se a necessidade de disciplina.

Trabalhar pela Internet é possível, mas pode haver incerteza de salário

Existem duas categorias de pessoas que trabalham pela Internet: as que são empregadas CLT de uma empresa e as que são freelancer. As primeiras recebem um salário fechado, assim como seria se elas estivessem dentro de um escritório.

Por outro lado, os freelancers recebem por produção e, assim, o rendimento no final do mês é incerto: da mesma forma que se pode ter uma renda bem grande em alguns períodos, é possível notar uma sensível diminuição em outros.

Divulgação do trabalho é indispensável

Para os freelancers, a divulgação do seu trabalho pela Internet é indispensável; por isso, estar em grupos do Facebook sobre esse assunto e fazer cadastros em sites especializados se torna muito importante.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo