Cursos

EJA online – É possível?

Numerosos cidadãos que pararam os seus estudos buscam retomá-los com a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Quem disponibiliza esse tipo de supletivo é o Governo do Estado de São Paulo e os seus estudantes podem ter qualquer idade. As suas aulas são nas escolas públicas, usualmente à noite, e os materiais são próprios para que esses alunos vejam muitos dos conteúdos das séries em que não estudaram.

Como a educação está se tornando sempre mais online, alguns dos que procuram o EJA questionam se ele pode ser à distância. De fato, essa formação não é tão ofertada pelo Governo paulista, mas o Centro Paula Souza, que é desse órgão, tem essa forma de estudo.

ETEC tem esse tipo de EJA?

As unidades da ETEC têm o curso, que é referente ao ensino médio, para ser realizado à distância. As matérias que são postas nesse curso incluem Geografia, Língua Portuguesa e até as línguas estrangeiras, sendo possível que haja processo seletivo.

Algumas exigências que o Centro Paula Souza tem é que esses estudantes devem ser maiores de idade: no caso dos menores, as únicas vagas que esse centro oferta são para o ensino médio normal. É imprescindível que os que querem participar do EJA tenham acabado o ciclo anterior, ou seja, o ensino fundamental.

Os cidadãos precisam inscrever-se na Praça Coronel Fernando Prestes, no número 71, no Bom Retiro. Alguns centros educacionais que têm essas formações online são de Sorocaba, de Tiradentes e outras que se visualizam em http://www.cps.sp.gov.br/telecurso-tec/ensino-medio-eja.asp.

Dentre esse supletivo público podem estar os que têm deficiências e destaca-se que as listas de espera podem ser independentes. O Centro Paula Souza não tem mensalidades para os que fazem o supletivo.

Em instituições particulares

Os cidadãos que desejam somente o EJA têm o Centro Paula Souza como possibilidade, mas os que aceitam outros tipos de supletivo também podem buscar outros centros. Saber se o Ministério da Educação (MEC) aceita determinado supletivo é importante antes de esse cidadão matricular-se, bem como saber sobre a grade horária.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo