Vestibular

EJA RJ 2021 – Inscrições Abertas

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Rio de Janeiro está à disposição de pessoas que deixaram de concluir a escolaridade e que estão precisando agora do seu certificado.

Indicado para qualquer um que não está em idade escolar, o curso junta anos do ensino médio ou do ensino fundamental, tendo como objetivo fazer com que o estudante consiga o certificado de um desses ciclos de forma mais rápida.

Inclusive, é possível fazer o EJA RJ duas vezes: uma para obter o certificado de um ciclo e a segunda, para o ciclo posterior.

 

Como fazer o EJA no RJ

A prefeitura da capital carioca tem um site destinado às inscrições de quem se interessa pelo EJA e ele é chamado de Matrícula Fácil.

Basta acessar http://www.matriculafacil.rj.gov.br/ e clicar em “Faça a sua inscrição”, adicionando todas as informações.

Se for preciso fazer correções em qualquer dado, o cidadão deverá clicar em “Altere a sua inscrição”. Vale dizer que as inscrições liberadas no Matrícula Fácil acontecem periodicamente e que as pessoas que quiserem fazer o EJA RJ novamente ou deixar para participar nas próximas rodadas devem acompanhar o site.

 

Como funciona o EJA RJ 2021

Na realidade, a Educação de Jovens e Adultos que acontece na capital carioca é igual à disponibilizada no restante do Brasil.

Os selecionados para o EJA têm aulas nas quais são apresentados ao conteúdo do ensino médio e do ensino fundamental, de acordo com o que escolheram na inscrição.

Há provas para verificar se os conhecimentos adquiridos são suficientes para considerar esses estudantes formados.

Além disso, é interessante deixar claro que os cidadãos que ainda não se formaram no ensino fundamental são obrigados a se inscrever primeiro para esse ciclo. Somente com o certificado que receberão é que haverá a possibilidade de se inscrever para o EJA RJ correspondente ao ensino médio.

No caso do Matrícula Fácil RJ, as opções disponíveis são ensino fundamental regular e três categorias de ensino médio: o inovador, o regular e o focado em docência.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo