Empregos

Empregos de Plataformista

O plataformista é o trabalhador que faz o gerenciamento em plataformas de petróleo. A função dele é confirmar que a plataforma para a perfuração está bem firme e que os colaboradores que atuam com ele estão seguros. Para isso, é claro que ele precisa saber identificar quando a estrutura não está tão firme e outros problemas diferentes.

Para uma pessoa ser contratada para esse tipo de função, é necessário que ela conheça Eletrônica e também Mecânica, além de Segurança do Trabalho e ainda de Química. Os processos seletivos para os plataformistas tendem a incluir um pouco de cada um desses temas.

Mais uma atuação que o plataformista tem de dominar é a de socorro. No caso de existir algum incêndio na perfuração ou em outro momento, é fundamental que essa pessoa saiba prestar o socorro devido, além de apagar as chamas ou pelo menos deixa-las controladas até que os bombeiros sejam acionados.

As pessoas que esperam trabalhar nas plataformas de perfuração precisam realizar o curso de plataformista, que é dado em numerosos centros. Os vencimentos para um profissional desse podem ir até R$ 10.000,00.

Oportunidades

Esses trabalhadores têm de procurar as companhias de extração mineral e cadastrar nelas os currículos; se for possível, entregá-lo também presencialmente é bem positivo. Além de tratar diretamente com as companhias, pode-se efetuar cadastro nas agências de empregos.

Os encaminhamentos para os plataformistas também acontecem no Sistema Nacional de Empregos (SINE). Os profissionais cadastram-se no que for mais perto de onde moram e de graça, devendo procurar a agência periodicamente para ser informado se esse tipo de vaga está disponível. As candidaturas, além de presenciais, podem ser realizadas no aplicativo SINE Fácil, sendo isso exclusivo para quem já realizou o cadastro em uma filial.

É conhecido que a Petrobrás é uma das companhias de extração mais potentes e muitos plataformistas querem trabalhar nela. Nesse caso, basta ter atenção aos possíveis editais públicos que ela apresentar em http://www.petrobras.com.br/pt/. Para encaminhar currículos para outras companhias de extração mineral, existe o Portal Emprega Brasil: https://empregabrasil.mte.gov.br/.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo