NotíciasDicasEmpregos

Empregos em TI: saiba como alavancar sua carreira em 2024

No atual cenário tecnológico, pode não haver um momento melhor para quem deseja iniciar ou redirecionar uma carreira em Tecnologia da Informação (TI). A tecnologia tem se tornado o eixo estratégico de muitas empresas, o que faz com que esses profissionais sejam cada vez mais valorizados.

Como uma nova área em ascensão, há grande demanda para atuação no setor de tecnologia, que movimenta bilhões de dólares na economia mundial e sem o qual o mundo contemporâneo entraria em um verdadeiro colapso.

Dicas para bombar na carreira de TI

Defina metas diante do mercado de TI

Não é possível ter sucesso em uma carreira de TI sem ter metas bem definidas. A área de TI vem se transformando, deixando para trás a tradicional função de suporte e se tornando o cerne estratégico de empresas que buscam inovação e qualidade em serviços e produtos. O profissional deve ter em vista suas metas e os rumos que o mercado tem tomado, podendo assim optar por áreas de atuação que tendem a ser mais lucrativas ou que apresentam um grande potencial de crescimento futuramente.

Obtenha certificações de TI

Hoje em dia, é fácil para um profissional buscar novas certificações além de sua graduação, graças à disponibilidade de cursos online, webinars e workshops. Como a TI é uma área em constante desenvolvimento, a atualização de conhecimentos, técnicas e aplicação de tecnologia no mundo corporativo se torna imprescindível para quem quer se manter relevante.

Desenvolva suas soft skills e hard skills

Com a sempre crescente integração entre TI e outros departamentos das empresas, um profissional dessa área precisa ter não apenas domínio técnico (hard skills), mas também habilidades interpessoais (soft skills), tais como boa comunicação, liderança, motivação, criatividade e capacidade de trabalhar em equipe.

Contemple a atuação internacional

O avanço da tecnologia permitiu aos profissionais de TI trabalhar para empresas de outros países sem a necessidade de se deslocar geograficamente. Partindo do estabelecimento de uma rede de contatos internacionais e do domínio de idiomas, especialmente o inglês, esses profissionais podem alavancar suas carreiras e até mesmo trabalhar em caráter definitivo em outros países.

Identifique seu perfil de atuação

Há dois perfis de carreira em TI: o de especialização (carreira em Y), onde o profissional escolhe entre a atuação técnica ou gestorial; e o de abrangência (carreira em T), onde o profissional segue ambos os caminhos simultaneamente. Cabe ao profissional identificar que perfil melhor combina com ele e focar sua formação e atuação em consonância com esse perfil.

Invista em seu lado estratégico

Finalmente, é necessário desenvolver o pensamento estratégico e criativo para acompanhar as inovações e poder oferecer soluções novas para o mercado. O domínio da inovação e a criação de soluções inovadoras serão um grande diferencial para quem quer alcançar o sucesso em pouco tempo na carreira em TI.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo