Empregos

Empregos para Guia de Turismo

Os guias de turismo são os profissionais que levam os turistas para os pontos mais interessantes de qualquer região. Por isso, eles precisam conhecer aquela área: na realidade, muitos guias de turismo cresceram onde trabalham ou residem ali há muitos anos, conhecendo quais são os horários mais seguros, quais são as áreas para nado e quais as mais fundas, dentre outros detalhes.

Existem os guias que trabalham com as localidades mais frias, podendo recomendar os melhores museus, os restaurantes mais bem avaliados, exposições e outros. Contudo, uma parte grande dos guias trabalha com as paisagens naturais: são eles que levam os turistas até praias menos conhecidas, até as trilhas e outros.

Alguns desses profissionais fazem a graduação de Turismo. Contudo, existe o curso técnico específico para ser guia de turismo, que é o mais recomendado. É difícil citar qual é a jornada semanal de cada guia; já o salário deles, no caso dos experientes, pode ser de R$ 4.000,00. Os que iniciam no ramo costumam ganhar R$ 2.600,00, aproximadamente.

Portal Emprega Brasil

Os guias de turismo podem procurar no Portal Emprega Brasil quais são as agências que estão precisando de pessoal: https://empregabrasil.mte.gov.br/. Inclusive, pode-se colocar a região na qual se acha que tem mais turistas: é só manusear a barra “Município”.

Hotéis ou agências de viagens

Esses dois tipos de empresas também tendem a ter guias de turismo dentre os funcionários. Muitos hóspedes até ficam em algum hotel porque havia o guia incluído, havendo consumidores que também pedem esse serviço às agências de viagem. Com isso, procurar a CVC ou as outras agências conhecidas, assim como os hotéis de grande porte, é indicado. Aliás, é preciso que sejam mesmo os hotéis de grande porte, já que os mais simples não costumam fornecer guia.

SINE

O Sistema Nacional de Empregos (SINE) aceita o cadastro de qualquer profissional e divulga a eles as companhias que têm oportunidades compatíveis. Basta que o trabalhador procure onde fica a unidade mais perto e que vá pessoalmente; se ele quiser, o aplicativo SINE Fácil também permite candidaturas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo