Empregos

Empregos para locutor

O locutor é um dos profissionais do segmento de Comunicação, podendo trabalhar com publicidade em diferentes estabelecimentos ou, como é mais usual, no rádio. Alguns deles não têm curso, especialmente os mais velhos, mas muitos têm formação em Rádio e TV ou profissionalizante.

Alguns dos conhecimentos importantes para os locutores são sobre os estilos radiofônicos, fisiologia da voz e os segmentos de programação. O profissional também deve ter certo carisma, pois é fundamental que os ouvintes se identifiquem com ele.

Outra necessidade para quem é locutor é ter uma voz clara. O timbre da voz não é relevante: existem locutores com vozes de todo tipo. Entretanto, a boa dicção é indispensável e é por isso que muitos realizam exercícios fonoaudiológicos.

Empregos para locutores

Um modo de os locutores encontrarem empregos é indo até as emissoras de rádio e deixando os currículos, devendo conferir se elas estão no LinkedIn e candidatando-se. Os sites de vagas são outros espaços onde as emissoras de rádio procuram por locutores, lembrando que essa busca por funcionários pode ser comunicada nas suas redes sociais. Para a locução comercial, deve-se ir aos supermercados e deixar o currículo.

Os que se formaram em menos de um ano ou ainda estão na graduação devem considerar os programas de estágio, uma vez que muitos deles acabam em contratação efetiva. O Núcleo Brasileiro de Estágio (NUBE) é um dos sites com mais processos seletivos dessa natureza e é gratuito: https://www.nube.com.br/.

Muitos municípios do país contam com o Sistema Nacional de Empregos (SINE) para divulgar várias oportunidades profissionais, estando incluídos nele os locutores. Cabe dizer que esse serviço público apresenta vagas para quem atua com locução de rádio e para quem procura por locução publicitária em comerciais ou estabelecimentos.

O cadastro no SINE não é pago e é preciso ir pessoalmente: o Ministério do Trabalho e Emprego desenvolveu o app SINE Fácil, mas não é para adicionar currículos e sim para visualizar oportunidades. Outro serviço público é o Portal Emprega Brasil, que os locutores em busca de vagas podem acessar em https://empregabrasil.mte.gov.br/.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo