Empregos

Empregos para PCD 2021 – Vagas para Deficientes

O mercado de trabalho tem se tornado bem mais diversificado e, por isso, as pessoas com deficiência (PCD) também são incluídas nos processos seletivos. Quem acessa a página de vagas das empresas costuma ver programas de diversidade (no qual o PCD está incluso) ou o símbolo de uma cadeira de rodas como indicador desse tipo de recrutamento.

Importa deixar claro que contratar pessoas com deficiência é uma obrigação das empresas e que isso é especificado na Lei 8213 do ano de 1991.

Quais são os empregos PCD em 2021?

Profissionais com deficiência podem se candidatar a vários tipos de emprego em 2020: telefonistas, engenheiros, advogados, assistentes administrativos e muito mais. Como se nota, muitas das vagas dessa natureza são para funções de escritório, ideais para aqueles que têm dificuldade de locomoção.

Cabe dizer que outras formas de deficiência também garantem a participação em processos seletivos PCD: tudo dependerá do tipo de função e do grau de deficiência (auricular, visual ou cognitiva) que o profissional apresente.

Como encontrar os empregos para PCD em 2021

Normalmente, essas vagas são anunciadas junto às demais: em sites especializados (como o Vagas.com, por exemplo), existe um aviso de que aquele emprego é exclusivo para PCD ou admite a candidatura destes. Caso o anúncio seja diretamente no site da empresa, ela também coloca algum indicador se a vaga for para pessoas com deficiência.

O Sistema Nacional de Empregos (SINE), que publica oportunidades de trabalho em quase todas as cidades brasileiras, também serve para encontrar as vagas para pessoas com deficiência. O cidadão deve só procurar o SINE com seus documentos pessoais, currículo e laudo médico para que o cadastro seja feito.

Também se encontram essas vagas usando o Portal Emprega Brasil: https://empregabrasil.mte.gov.br/. A pessoa deficiente precisa escrever a sua profissão de interesse e a cidade: quando os resultados forem listados, haverá um indicador de quais delas são habilitadas para PCD. Outro site bastante indicado é o https://www.deficienteonline.com.br/

Não são apenas os serviços públicos de encaminhamento que fornecem vagas para quem tem necessidades especiais: muitas agências de emprego têm essa prática.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo