Empregos

Empregos para Trabalhador Rural

Os trabalhadores rurais são os indivíduos que atuam nas fazendas ou então nas cooperativas agrícolas, lembrando que eles não precisam necessariamente cultivar: os indivíduos que trabalham com as criações de animais também são rurais, assim como os que são domésticos nas residências dos produtores.

A situação previdenciária dessas pessoas é regulamentada pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e não são apenas os que nascem na área rural que querem emprego: há diversos profissionais urbanos que resolvem migrar de região.

Hoje, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) tem muito mais fiscalização a respeito da jornada dos profissionais rurais e das suas remunerações. Além disso, os contratantes precisam providenciar a eles toda a proteção.

Qual é a unidade federativa?

Cada unidade federativa tem os seus cultivos: há locais em que se trabalha com o algodão, enquanto que, em outras regiões, é mais comum criar aves, por exemplo. Para que os trabalhadores rurais comecem a procurar as vagas, é importante conhecer minimamente qual é o mercado profissional.

No caso dos que são da região urbana e estão migrando, pode ser recomendado até que esses realizem algum curso, ainda que livre. Afinal, os contratantes da área rural também prezam pela experiência.

Vagas

Mesmo as áreas rurais, pode-se achar o Sistema Nacional de Empregos (SINE), com suas unidades físicas que realizam cadastros. Recomenda-se apresentar um currículo e levar os documentos pessoais para que se deixe o perfil com o SINE. Visualizando os painéis ou com o aplicativo SINE Fácil, basta que os profissionais rurais se candidatem.

Os currículos para as oportunidades na zona rural podem ser mandados usando o Portal Emprega Brasil: https://empregabrasil.mte.gov.br/. Para que as chances nessa região sejam vistas, é necessário escolher manualmente a cidade e também uma profissão.

Alguns produtores rurais fazem sozinhos os seus processos seletivos, ou seja, é importante ir às propriedades para questionar se existem oportunidades. Indica-se fazer isso com as cooperativas, levando currículo impresso. O interior pode ter valiosas vagas de estágio e os universitários que as desejarem têm de se cadastrar no https://www.nube.com.br/.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo