Dicas

Empresas não podem checar se o funcionário tem o nome sujo – Lei

O CCJ – Comissão de Constituição e Justiça, divulgou informações referente a um novo documento que tem por finalidade proibir que as empresas chequem se seus empregados estão com algum tipo de pendência em seu nome, ou seja, que esteja com o nome sujo na praça. Esse projeto consistem em proibir o empregador de fazer esse tipo de consulta, sendo algo que não influencia em nada sobre seus conhecimentos profissionais, o que acaba sendo um fator muito interessante e que realmente deve ser levado em consideração.

Essa nova lei deverá modificar algumas clausulas que envolvem o contrato na modalidade CLT, onde será feito algumas modificações para se encaixar nessa nova lei onde o empregador não poderá fazer consultas referentes a nome sujo de seus futuros funcionários. Lembrando que algumas empresas já tinham adotado esse método a alguns anos, sendo que muitas dessas não CCJ aprova proibição a empresa de checar se empregado tem 'nome sujocontratavam os candidatos que tinham o nome sujo, o que realmente poderia se tornar um grande problema.

 

Penalização

Assim for lançado em definitivo, essa nova lei irá proteger os profissionais que atuam na modalidade CLT e estejam a procura de uma nova oportunidade de emprego, sendo que os empresários que utilizarem esse tipo de consulta terão bastante problemas, pois o mesmo pode ser até detido devido a essa consulta. Segundo informações lançadas pelo CJJ, existem muitos profissionais que deixaram de fechar contrato junto a empresa por não ter o nome limpo, o que dê uma forma geral não influência em seu trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo