Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Dicas

Encceja 2021 – Calendário de provas

As pessoas que estão aguardando para fazer a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, conhecido como Encceja, em 2021 terão de aguardar um pouco, uma vez que o Ministério da Educação (MEC) ainda não fez a divulgação das datas de inscrição para o 2e semestre.

Os cidadãos que conseguiram se inscrever para a certificação no começo do ano realizaram a sua prova no final de abril e, agora, só precisam aguardar que o MEC anuncie os seus resultados.

A partir de então, será preciso apenas retirar o diploma de conclusão da educação básica e procurar por uma instituição de ensino superior, caso essa pessoa queira.

 

Há previsão de inscrições para o 2° semestre?

Não: atualmente, o Ministério da Educação não fez qualquer aviso sobre datas para o Encceja 2021 no 2° semestre. No entanto, o calendário comum desse exame prevê que seja feita uma segunda seleção também na segunda metade do ano.

Sendo assim, as pessoas que ainda querem prestar o Encceja, mas que não fizeram isso neste semestre devem acompanhar o site oficial clicando em http://portal.mec.gov.br/encceja.

Cabe dizer que, assim como aconteceu com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Encceja está tendo a sua aplicação de provas adaptada com a intenção de proteger os participantes e os profissionais de qualquer contaminação.

 

Qual é a finalidade do Encceja 2021?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos foi criado para auxiliar as pessoas que tiveram dificuldades na educação básica e, devido a isso, não puderam completa-la na época correta.

Isso inclui pessoas que ainda não têm certificado do ensino médio ou do fundamental e que, por causa disso, ficam impedidas de avançar na sua educação.

É claro que esses cidadãos, se desejarem, podem voltar para a sala de aula por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entretanto, nem todos têm disponibilidade para voltar aos estudos e, nesses casos, a certificação por meio dos bons resultados na prova do Encceja é a saída.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo