Dicas

Entrevista de Emprego – Perguntas, Respostas e Como se comportar – Guia

Após seu currículo ser analisado, a próxima etapa certamente será a entrevista de emprego. Nessa etapa os recrutadores terão a chance de te conhecer melhor e fazer algumas perguntas sobre seu comportamento, experiências anteriores e outros.

Já explicamos em nosso site como se vestir adequadamente para uma entrevista de emprego, e nesse artigo vamos dar algumas dicas de como responder algumas perguntas que são feitas com frequência em entrevistas.

1 – Me fale sobre você:

Essa é uma das primeiras perguntas, por isso prepare um pequeno discurso antes, mais cuidado para não parecer ensaiado ou um clichê que todos participantes usaria. Tente falar de experiências passadas, coisas que fez, sobre onde se formou e depois sobre o seu presente.

2 – Porque você deixou o último emprego?

Nunca fale mal do emprego anterior, inclusive de chefes, colegas e supervisores, tente falar de forma positiva, mais sem exagerar ou mentir. Fale de forma descontraída, e diga que saiu pois estava em busca de melhores oportunidades, um melhor emprego ou razões parecidas.entrevista-dicas

3 – Qual sua experiência nessa área?

Fale sobre empregos anteriores, cursos, estágios, palestras e atividades relacionadas ao cargo pretendido. Se sua função não foi bem explicada antes, chegue ao mais próximo que você conseguir, ou fale de experiências que podem ser usadas em vários cargos.

4  – Você se considera bem sucedido?

Sempre responda que sim, uma explicação curta dizendo que já conseguiu atingir metas definidas anteriormente e que está feliz atualmente, e em busca de novos desafios já é o suficiente.

5 – O que os seus colegas dizem sobre você?

Conte como é o relacionamento com seus colegas, se ainda tiver amigos de trabalhos anteriores, cite – os. Conte algum caso em que a amizade dos colegas foi fundamental para resolver algum desafio dentro da empresa.

6 – O que você conhece da nossa empresa?

Não precisa nem dizer que você deve fazer uma pesquisa antes, descubra a história da empresa, conheça por alto os diretores e que são os chefes, algumas realizações e área de atuação.

7  – Porque você quer trabalhar em nossa empresa?

Para responder essa pergunta, é necessário ter feito uma pesquisa sobre a empresa, reflita bem e pense sobre o que vai falar. Mostre também que se identifica com a politica da empresa, quais seus objetivos a longo prazo.

8 – Conhece alguém que trabalha nessa empresa?

Antes de responder que sim ou não, pesquise se a empresa tem algum problema com parentes ou amigos. Em certos casos é melhor não dizer que conhece um amigo. Mais tudo depende de como vai ser essa resposta, talvez seja melhor dizer que é um conhecido.

9 – Qual sua pretensão salarial?

Se não foi divulgado junto com a vaga então muito cuidado ao responder, dizer um valor muito alto pode retirar você da seleção, e um valor muito abaixo pode levar a entender que você não se valoriza. Dê uma pesquisada sobre o teto salarial do cargo antes, ou diga ao recrutador que não tem um valor em mente, e pergunte qual a média salarial dos outros funcionários do setor.

10 – Você tem espirito de equipe?

Com certeza a resposta a essa pergunta deve ser SIM, dê preferência tenha alguns exemplos preparados. Diga que prefere fazer trabalhos que beneficiem toda equipe, porém não se gabe muito, diga somente o necessário.

11 – Pretende trabalhar na empresa por quanto tempo?

Não precisa ser especifico, diga apenas que pretende trabalhar por um longo tempo ou até nos dois achar que eu esteja fazendo um bom trabalho.

12 – Diga como você pode contribuir para nossa empresa:

Fale sobre seus pontos fortes, que pretende crescer junto com a empresa e se dedicar ao seu trabalho. Se possível fale sobre realizações em outros empregos, como conseguiu aumentar vendas ou lucro, por ex.

13 – Porque devemos contratar você?

Mostre que você merece o cargo, fale das suas qualidades, porém jamais fale mal ou critique os outros candidatos.

14 – Quais suas qualidades?

Tenha uma pequena lista com pelo menos 3 itens, fale também sobre sua facilidade de trabalhar em grupo, pontualidade e outros.

15 – Já teve algum problema com autoridade, ou com seu ex-chefe?

Muito cuidado ao responder essa pergunta, diga que sempre teve uma relacionamento normal, e que não se lembra de qualquer problema que tenha acontecido com algum chefe.

16 – Como você trabalha sobre pressão?

Diga que se da bem em alguns casos, se possível dê exemplos. Por exemplo que trabalha bem com prazos apertados, sem hesitar ou ficar estressado.

17 – Você está disposto a trabalhar depois do seu horário, ou fazer horas extras?

Seja honesto, se você faz algum curso, faculdade ou tem compromissos após o trabalho é melhor dizer a verdade.

18 – Você tem alguma pergunta para me fazer?

Tenha sempre algumas perguntas preparadas, isso mostra que você tem interesse na empresa.

 

Essas são apenas algumas das perguntas que serão feitas em uma entrevista de emprego, prepare as respostas certas para elas, mais responda naturalmente, nada de agir como um robô.

Tem mais alguma pergunta que você gostaria de ajuda para responder? Deixe seu comentário logo abaixo!

 Créditos: sbcoaching

Redação Vagas Abertas

Coordenação de jornalismo do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo