Entrevista de emprego por Skype – Dicas

O mercado profissional tem sofrido muitas evoluções e as entrevistas de emprego também estão mais modernas: em vários casos, os recrutadores estão realizando as entrevistas por Skype em vez de presencialmente. Isso propicia conversar com mais candidatos e estes não precisam perder a oportunidade de trabalho pelo dia corrido que os impediu de comparecer.

Para os candidatos, essa forma de entrevista evita que eles gastem gasolina ou condução à toa, caso não sejam contratados. Além disso, há muita gente que presta serviços à distância e, sendo assim, é coerente que a entrevista seja EAD.

Dicas para a entrevista de emprego por Skype

O fato de a entrevista ser feita pelo computador não torna menos necessária uma preparação por parte do trabalhador. Inclusive, o recrutador fica atento a diversas coisas, da mesma forma que ficaria em uma entrevista frente a frente. Para se sair bem, o profissional deve ficar atento às dicas a seguir.

Estar bem arrumado

Não é porque a entrevista será feita pelo computador que o candidato não precisa se arrumar: é fundamental estar com uma roupa apropriada para a ocasião e penteado.

Deixar apenas o Skype ativo

É importante que a conexão de Internet seja a mais estável possível e que se evitem travamentos no computador. Por isso, é recomendado que não se tenham abas abertas e nem outros programas em execução: o melhor é deixar tudo fechado e dar prioridade apenas ao Skype.

Olhar para a câmera

A tendência é que o candidato olhe para a tela do computador, inclusive para ver o entrevistador. No entanto, para o efeito “olho no olho”, é preciso que se olhe para a câmera.

Boa postura

Quem participa de uma entrevista de emprego deve demonstrar boa disposição, ou seja, nada de ficar encurvado ou de braços cruzados. É preciso também mostrar toda a atenção ao recrutador.

Ambiente arrumado

O ambiente que o recrutador visualizar deve estar arrumado e, se possível, deve-se posicionar o computador de modo que o fundo da imagem na webcam seja neutro.






Comentar