Estágios

Estágio para Enfermagem – Hospitais, Clínicas

O estágio é muitas vezes parte integrante dos currículos e de uma forma geral é a melhor forma de se conseguir um aprendizado profissional, uma vez que o aluno estará em contato direto com o dia-a-dia de sua profissão. Assim, o estágio em enfermagem é sempre realizado em instituições de saúde, sejam elas hospitais ou clinicas.

Assim, existe uma legislação que deve ser seguida para que o futuro profissional possa exercer o seu estágio, de forma que ela cumpra as situações recorrentes ao ensino-aprendizado, estando em concordância com a função pedagógica e a prática educativa referente ao curso.

O estágio assim descrito deverá desenvolver as habilidades, valores e as emoções que serão requeridas a todo o momento pelo profissional, de modo que ele esteja apto e capacitado para exercer sua atividade de forma competente.

O que o aluno precisa entender?

Durante o estágio o aluno deverá comparecer de forma que sua carga horária seja cumprida e sua frequência deverá ser registrada, formando uma ficha de descrição de suas atividades desenvolvidas no estágio, sendo que o docente responsável deverá observar e acompanhar o aluno durante a sua atuação.

A presença do docente/enfermeiro deve ser encarada como a forma preparatória para que o aluno ganhe experiência para tratar com os equipamentos, técnicas e com os clientes. A legislação é bem segura quanto a isso e exige a presença do docente/enfermeiro junto com o aluno, sendo que estes devem se dedicar aos seus estagiários.

Documentos necessários

Para o estágio ser realizado de forma efetiva, é necessário que exista alguns documentos específicos: Acordo entre a instituição e os campos de estágio (Hospitais e Clínicas); termo de compromisso assinado pelo aluno e pela instituição de saúde; seguro de acidentes pessoais para o aluno; ficha de acompanhamento de estágio; relatório de atividade; e ficha de avaliação da atividade do estágio.

Postura do aluno

O aluno deverá ter obrigação com sua conduta e com sua apresentação. Portanto é necessário que o aluno utilize do uniforme (roupas de cor Branca e utilização de Jaleco), compareça ao local com antecedência, não poderá se ausentar do local de estágio sem a devida comunicação prévia e não é permitido que se ocorra faltas.

Todas essas normas preparará o aluno para ser efetivo em seu estágio, aprender no cotidiano de sua profissão e conseguir lidar com as situações que poderão aparecer durante o seu trabalho futuro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo