Dicas

Estudar para o Enem pelo Youtube – Canais

As pessoas que se cadastram para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) têm formas cada vez mais variadas de se preparar e o Youtube se tornou uma dessas formas: muitos canais foram criados para que os conteúdos da prova fossem ensinados.

De fato, esses canais tanto abordam as competências que o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) solicita quanto as matérias escolares e, principalmente, o modo como o exame as mistura.

Porém, os que vão estudar para o ENEM pelo Youtube devem estar conscientes de que esses canais não substituem os livros, por exemplo, e nem as outras formas de se preparar, como os simulados.

1) Descomplica

Esse é um dos canais educacionais que têm mais acompanhantes e as disciplinas do ENEM e até de vestibulares são ensinadas com um viés bem descontraído. A maioria dos professores é jovem e, além dos conteúdos gratuitos que o canal Descomplica proporciona, existem os módulos pagos no site da Descomplica. Cabe dizer que até o layout dos vídeos é ótimo para que os estudantes tenham identificação visual, mas sem que se distraiam: https://www.youtube.com/user/sitedescomplica.

2) Curso Online Gratuito

Esse canal tem um foco maior nos concursos públicos, mas muitas matérias escolares que são vistas no ENEM também são tratadas. Ressalta-se que os alunos que não têm tanto domínio de Inglês, mas que selecionaram essa matéria no exame, podem aproveitar o Curso Online Gratuito também para esses conhecimentos: https://www.youtube.com/channel/UCUn9CBocrtIw6vNPYPGQ_5w.

3) Youtube Edu

Na verdade, esse não é um canal em si, mas uma subplataforma que o Youtube tem. Nela, os usuários veem muitas videoaulas sobre diversos assuntos. A navegação para outros canais educacionais também é mais fácil porque eles ficam listados do lado direito, inclusive já com o botão para que os estudantes sigam: https://www.youtube.com/channel/UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg.

4) Aulalivre.net

Muitos pré-vestibulandos aproveitam esse canal do Youtube para assistir a explicações e também se abordam temas do ENEM. A credibilidade é elevada e são mais de 200.000 pessoas inscritas, com novas videoaulas sendo liberadas regularmente: https://www.youtube.com/channel/UC4zG6UeNUn-HM6UEFFkiESA.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo