Dicas

Exames médicos de admissão – Custos, onde fazer?

Ao ingressar em um emprego, os indivíduos são direcionados para os exames médicos de admissão. No geral, eles não são muito elaborados, embora isso esteja ligado à função. Contudo, o candidato a colaborador deve saber onde fazer esses exames e o preço.

Para que servem os exames médicos de admissão?

As companhias exigem que os novos colaboradores façam os exames médicos de admissão pela segurança e essa segurança está ligada à companhia e ao próprio colaborador. Nos exames de admissão, fica estabelecido se existe um problema que impeça o trabalho ou que possa ter um agravo.

Exames médicos de admissão - Custos, onde fazer

Como funcionam os exames médicos de admissão

O médico costuma realizar algumas perguntas para o possível colaborador. Além disso, alguns exames simples, como o de pressão e ortopédicos, são realizados. Quando o médico quer esclarecer ou certificar-se de algo, ele solicita exames admissionais complementares. Contudo, há funções em que muitos exames são obrigatórios.

No geral, os exames médicos de admissão são custeados pelo contratante. No entanto, existem casos em que o colaborador acaba custeando os exames que são adicionados e, se isso ocorrer, a companhia precisa devolver o gasto. Com os resultados, o médico atestará que o candidato a colaborador está ou não apto. É importante lembrar de que o exame de HIV não pode constar como de admissão e o mesmo ocorre com o de gravidez.

 

Onde o exame médico de admissão é realizado e quanto é cobrado

Normalmente, a companhia encaminha o possível colaborador ao consultório que costuma realizar as consultas admissionais e o médico também encaminha para a clínica ou para o laboratório que faz os exames da companhia. Por isso, o candidato a colaborador não escolhe.

As companhias, e os possíveis colaboradores que acabarem custeando os exames de admissão, não gastam muito para que a aptidão ou inaptidão seja atestada. O preço do exame médico de admissão mais caro pode ser de R$ 80,00. Entretanto, R$ 20,00 é o habitual. Apesar de a maioria dos laboratórios comuns realizarem exames usados como admissionais, pode-se buscar um espaço especializado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo