NotíciasDicas

Explicando: o que são vagas remanescentes? Descubra agora

Na disputa acirrada por uma vaga em universidades de ponta, muitos estudantes recorrem ao Programa Universidade para Todos (Prouni) — que oferece bolsas para instituições particulares —, a vestibulares tradicionais ou ao Sistema Único de Seleção (Sisu), que seleciona para as públicas. No entanto, nem sempre todos os candidatos classificados na primeira ou segunda chamada conseguem completar sua inscrição. Assim, as vagas remanescentes são as que sobram, por desistência de candidatos pré-selecionados e na lista de espera.

As inscrições para as vagas remanescentes do Prouni são abertas poucos dias após o encerramento do prazo de convocação dos alunos na lista de espera. As do Sisu podem vir da lista de espera ou bancos de suplentes. Demais vestibulares dependem exclusivamente das instituições, que costumam divulgar as vagas em seus portais.

Portanto, é importante que os candidatos fiquem atentos às datas dos processos. Além disso, para se inscrever nas vagas remanescentes, os candidatos devem atender aos mesmos requisitos exigidos para o processo seletivo regular, uma vez que essa seleção é tratada como um novo processo seletivo.

Prouni

Conforme o direcionamento do Prouni, as bolsas remanescentes são destinadas aos estudantes que atendam aos critérios socioeconômicos estipulados pelo programa, sendo elas de 50% ou 100% de cobertura das mensalidades. O programa costuma ser uma alternativa para quem não consegue ingressar em uma universidade pública via Sisu.

Os bolsistas parciais poderão financiar o restante das suas mensalidades pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) ou pelo Pravaler. Os candidatos interessados devem acompanhar o cronograma do Prouni e realizar suas inscrições diretamente no site oficial do programa.

Conforme as orientações, após a inscrição, é necessário que os candidatos confirmem sua situação através do portal do Prouni, onde será possível verificar se foram selecionados em alguma chamada e qual o prazo para a efetivação da matrícula. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo