FIES e SisFIES – Inscrição e Informações

O acesso ao Ensino Superior vem crescendo cada vez mais e o Financiamento Estudantil (FIES) é um dos responsáveis por isso. Contudo, quando se fala em FIES, é muito comum ouvir também outro nome, o SisFies, e é importante saber sobre as inscrições e as informações.

O que é e como funciona o FIES?

O FIES é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo financiar cursos superiores de alunos de faculdades particulares. Para solicitar o financiamento é necessário que o interessado tenha matrícula feita em uma faculdade particular e também uma avaliação positiva nos exames realizados pelo Ministério da Educação.

Quem não pode solicitar o FIES?

Não é permitido solicitar o Financiamento Estudantil caso o estudante não tenha sido aprovado nos processos do Ministério da Educação, caso a matrícula na faculdade esteja trancada, caso o interessado já tenha um curso superior ou caso receba integral do ProUni.
Também não é permitido fazer a solicitação do ProUni caso haja dívidas com o Crédito Educativo, caso a renda da família ultrapasse dois salários mínimos e meio, caso já tenha recebido o Financiamento Estudantil, caso haja bolsa parcial no ProUni em um curso diferente dos constantes na lista do FIES ou se a nota obtida no ENEM for menor que 450 pontos.

E o que é o SisFies?

Já o SisFies é o nome que se dá ao Sistema Informatizado do Fies, por onde o candidato ao Financiamento Estudantil pode fazer solicitações e também obter informações importantes. Utilizando o SisFies as universidades podem fazer alterações nos dados cadastrados, pode-se emitir certificados de pagamento e outros documentos. Para ter acesso ao Sistema Informatizado do Fies é só acessar http://sisfies.mec.gov.br/.

Como se inscrever no ProUni?

As pessoas interessadas em se inscrever no ProUni devem se inscrever no Fies Seleção, informados os dados pedidos. Depois, o aluno pré-selecionado deve se cadastrar no SisFies, fornecendo as informações sobre o financiamento a ser contratado. O próximo passo é validar as informações e, depois de tudo certo e confirmado, realizar a contratação do financiamento.


 



29 Comentários

    • andre
  1. ola meu nome e geisi
  2. Aline Pavan

Deixe um Comentário: