Programas sociais

Governo confirma lista de antecipação do Bolsa Família por grupo em dezembro

Nesta segunda-feira (11), começam os repasses do Bolsa Família que competem ao mês de dezembro. Se você é um beneficiário do programa, deve ter notado que os repasses foram adiantados, uma vez que, geralmente, eles são feitos nos últimos 10 dias úteis do mês.

Apesar da antecipação contemplar todos os mais de 21 milhões de beneficiários, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), pasta que supervisiona o Bolsa Família, salientou quais existem grupos prioritários para receber o auxílio.

Normalmente, os pagamentos do programa social são feitos com base no último dígito no Número de Identificação Social (NIS) de cada segurado. Dessa forma, é importante observar qual é a sua numeração para saber exatamente qual será a data de liberação do montante em sua conta.

Todavia, como mencionado há pouco, alguns grupos não precisarão seguir o cronograma, e serão agraciados com o benefício de maneira antecipada, sem a necessidade de realizar nenhum tipo de solicitação prévia. Entenda o cenário a seguir.

Quais são os grupos prioritários do Bolsa Família?

  • 1. Moradores de cidades em situação de calamidade

Os beneficiários do Bolsa Família que residem em municípios que estão em situação de calamidade serão os primeiros. O MDS confirmou que, nestes casos, o saldo será liberado hoje. Portanto, se você faz parte do programa social e mora em uma das cidades afetadas pelas fortes chuvas, saiba que o seu dinheiro já pode estar na conta, independentemente da numeração do NIS.

No entanto, cabe frisar que o município precisa estar oficialmente em situação de calamidade pública reconhecida pelo Governo Federal. Caso contrário, o Poder Executivo não poderá efetuar a antecipação dos pagamentos.

  • 2. Quem recebe nas segundas

O outro grupo de segurados que poderá receber o Bolsa Família em dezembro de forma antecipada são aqueles que recebem o auxílio na segunda-feira. Como informado pelo ministério, a liberação foi realizada no último sábado (9).

Este é o caso dos beneficiários que possuem o NIS terminado em 1. No cronograma oficial, esta parcela de segurados receberia o montante nesta segunda-feira, mas, após decisão do MDS, o benefício foi liberado no sábado. A movimentação, aliás, poderá ser feita por meio do aplicativo Caixa Tem.

Apesar de poucas pessoas saberem, essa não é uma regra nova, e existe no Bolsa Família há anos. Todavia, é importante ressaltar que o cidadão não precisa usar o dinheiro de forma antecipada, se assim desejar. Em regra geral, o saldo fica disponível na conta por, pelo menos, 120 dias.

Não faço parte de nenhum dos grupos

Se este for o seu caso, será preciso seguir o calendário tradicional. Dito isso, veja o cronograma estabelecido pelo MDS para dezembro de 2023:

  • NIS final 1: depósito no dia 11 de dezembro;
  • NIS final 2: depósito no dia 12 de dezembro;
  • NIS final 3: depósito no dia 13 de dezembro;
  • NIS final 4: depósito no dia 14 de dezembro;
  • NIS final 5: depósito no dia 15 de dezembro;
  • NIS final 6: depósito no dia 18 de dezembro;
  • NIS final 7: depósito no dia 19 de dezembro;
  • NIS final 8: depósito no dia 20 de dezembro;
  • NIS final 9: depósito no dia 21 de dezembro;
  • NIS final 0: depósito no dia 22 de dezembro.

Bruno Gama

Jornalista do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo