Inscrição Cursos técnicos Pronatec 2018

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) tem proporcionado para uma série de pessoas do Brasil a possibilidade de fazerem cursos técnicos e, assim, tornarem-se trabalhadores capacitados e competitivos. Quando esses cursos são concedidos, esses estudantes fazem-nos por meio de bolsas integrais e parciais e têm um certificado que o Ministério da Educação reconhece.

Apenas os brasileiros que têm menos de dois salários mínimos como renda per capita podem fazer a inscrição e ela é avaliada pelo MEC para ser aceita. Também são aceitos os militares que não estão mais servindo, os indivíduos do Cadastro Único (o que quer dizer que eles estão em programas sociais) e os estudantes da rede pública, assim como os que desfrutam de bolsa de estudos nas escolas particulares.

pronatece-2014

Cursos

Os cursos técnicos que o PRONATEC tem são Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Administração, Técnico em Carpintaria, Técnico em Cafeicultura, Técnico em Biocombustíveis, Técnico em Automação Industrial, Técnico em Apicultura, Técnico em Alimentação Escolar, Técnico em Agroecologia, Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Açúcar e Álcool, Técnico em Calçados, Técnico em Biotecnologia, Técnico em Biblioteca, Técnico em Aquicultura e outros.

As instituições que costumam participar do PRONATEC são as profissionalizantes, precisando-se mencionar destacadamente o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Contudo, mesmo sendo a instituição mais reconhecida, ainda existem as faculdades que estão incluídas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Justamente por serem escolas de renome, é garantido que os participantes do PRONATEC possuem laboratórios e muitos espaços de estudos. Todos desfrutam livremente de biblioteca e têm aulas práticas, além de uma porcentagem de rendimento mínimo para que o diploma seja dado. A maioria das escolas, inclusive o SENAI, têm encaminhamento para os estudantes e, se eles não forem admitidos em empresas parceiras, conseguem ser funcionários da sua própria instituição de ensino.

Inscrição

Semestralmente, os cidadãos vão ao http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro para fazer a inscrição. Primeiramente, é escolhido se a formação será a do tipo técnico ou a FIC, determinando-se a instituição de interesse e se o curso será presencial ou pela Internet.


 



66 Comentários

  1. kátia