Vestibular

Inscrições CEJA 2023 – ENCCEJA

Na verdade, quem começa a buscar por CEJA logo percebe que essa é uma abreviação para uma prova bem comum no Ministério da Educação: trata-se do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, conhecido como ENCCEJA.

Esse é um certificado que substitui o famoso supletivo e as pessoas que não finalizaram a educação básica podem se valer dele para conseguir opções melhores de emprego.

Além disso, quem deseja uma educação profissionalizante ou mesmo uma graduação precisa do CEJA para mostrar que a educação básica foi concluída.

Qual é a finalidade?

Antes de explicar como as pessoas se inscrevem para o CEJA de 2023, é fundamental deixar claro a sua finalidade.

Essa é uma prova que dá aos seus participantes a chance de ter um certificado de conclusão do ensino médio ou do ensino fundamental. Dessa maneira, o individuo fica livre para tentar empregos que solicitem essa escolaridade ou matricular-se em cursos.

Normalmente, a pessoa que não finalizou o ensino fundamental precisa fazer dois CEJA: um para que este certificado seja conseguido e outro, no ano seguinte, para o certificado do ensino médio.

 

Como funciona

As pessoas que precisam desses certificados de conclusão da educação básica têm de se cadastrar no CEJA 2023 e fazer uma prova de múltipla escolha.

Conforme elas são aprovadas, entende-se que elas têm todo o conhecimento que aquelas séries demanda. Assim, elas podem receber o certificado.

É indispensável ficar atento porque o CEJA 2023 é um recurso do Ministério da Educação e qualquer instituição privada que queira assumir a “propriedade” do CEJA estará mentindo.

De forma geral, além de todos os conteúdos referentes ao ciclo que aquele indivíduo quer provar que estudou, é preciso que quem vai participar do CEJA 2023 esforce-se o máximo possível com relação à interpretação de texto.

 

Como participar

Quando o INEP tiver preparado as provas do CEJA 2023, haverá um site especial, como o do ENEM, no qual as pessoas poderão fazer sua inscrição.

Para acompanhar isso, será preciso procurar “ENCCEJA 2023” nos buscadores e, quando houver uma página feita pelo INEP para essa prova, é só fazer a inscrição.

Vale dizer que, diferente do ENEM, não há taxa nenhuma para que as pessoas façam o CEJA: todas elas podem se inscrever sem precisar pagar nada.

Uma vez que o INEP estiver aceitando as inscrições, ele oferecerá detalhes com relação ao conteúdo que deve ser dominado.

 

Como retirar o certificado

O CEJA 2023, como dito, serve para que as pessoas possam provar que finalizaram o ensino médio ou o ensino fundamental.

Uma vez que ficar confirmado que a nota é suficiente para poder retirar o certificado, o site do próprio CEJA 2023 dá as opções de instituição.

Basta ir a esse local com os documentos e com a comprovação de que se fez o CEJA para pedir o certificado do ensino fundamental ou médio.

Cabe salientar que não dá para ir à instituição sem escolhê-la antes no site da prova e simplesmente retirar o certificado.

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo