Inscrições IFAM 2019 – Cursos Técnicos, EJA, Superior

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) é repleto de cursos técnicos para quem pretende atuar em diversas profissões. Todos eles possuem uma boa parte da sua carga com aulas práticas, assegurando que a desenvoltura técnica seja adquirida e que eles possam trabalhar com autoconfiança.

Os primórdios dessa instituição estão em 1909, quando o Estado tinha a chamada Escola de Aprendizes Artífices. No ano de 1942, ela foi reformulada e se transformou na Escola Técnica de Manaus; nos anos 90, surgiu a Escola Agrotécnica Federal de São Gabriel da Cachoeira, uma opção bastante parecida com o IFAM e que também formava trabalhadores do ramo técnico.

As unidades do Instituto Federal do Amazonas são: Eirunepé, Humaitá, Presidente Figueiredo, Parintins, Lábrea, Distrito Industrial de Manaus, Zona Leste de Manaus, Tefé, Manacapuru, Itacoatiara, Tabatinga, Maués, Coari, São Gabriel da Cachoeira e Centro de Manaus.

Cursos gratuitos no IFAM 2019

Muitas das unidades do IFAM já contam com editais para quem quer estudar no primeiro semestre de 2019. Eles são para Educação Indígena, Especialização Técnica, Forma Concomitante, Forma Integrada, Educação do Campo, EJA e Forma Subsequente. Todos os cursos técnicos dessa instituição, não importando a sua modalidade, são gratuitos e alguns dos disponíveis são:

  • Técnico em Recursos Pesqueiros;
  • Técnico em Administração;
  • Técnico em Agropecuária;
  • Técnico em Florestas;
  • Técnico em Secretariado;
  • Técnico em Informática para Internet.

O IFAM tem diversos cursos EAD e, na forma presencial, nem todos apresentam os três períodos como opção. Cabe destacar que os cursos que estarão à disposição em 2019 em certo campus podem ser retirados das programações futuras. Assim, quem já estiver em uma turma continuará, mas sem a ocorrência de mais vestibulares.

Como se inscrever para os cursos gratuitos do IFAM 2019

No site do IFAM (http://www2.ifam.edu.br/) pode-se clicar em “Processo seletivo IFAM 2019/1”, que é um dos primeiros banners. Quem quiser também pode clicar no campus mais próximo e usar o menu à esquerda para visualizar os editais. Geralmente, há a aba “Cursos” e algumas unidades têm hiperlinks diferentes para cada tipo de curso técnico.

O edital determinará em qual link o estudante terá de se inscrever. Nesse processo, será necessário fornecer a IFAM o número do CPF, o curso de interesse, nome completo, um contato e a reserva de vagas. Mesmo que os campus não permitam inscrições fora do sistema virtual, eles são os melhores lugares para se tirar dúvidas:

  • O campus Eirunepé fica localizado na Rua Otaviano Melo, sem número;
  • Já o campus Humaitá fica no km 7 da BR 230;
  • O contato telefônico do campus Presidente Figueiredo é (92) 3324 1030 e ele está na Avenida da Onça Pintada, sem número, no bairro Galo da Serra;
  • O campus Parintins fica na Estrada Odovaldo Novo, sem número, no bairro Paranapanema;
  • O contato do campus Lábrea é o (97) 3331 1009 e ele está na Tua Vinte e Dois de Outubro, no número 3.893, no bairro Vila Falcão. O link para os demais campus estão na parte superior da página inicial do IFAM.



Comentar