Dicas

Lista de Feriados 2023: Prolongados e Nacionais

O ano de 2022 está próximo do fim e já se especulam os dias possíveis de descanso para o próximo ano. Por isso, já se busca o calendário de feriados de 2023 com suas datas comemorativas e principalmente os dias de descanso ao longo das semanas.

Para o próximo ano podemos contar com 11 celebrações caindo durante a semana. O feriado de 1º de janeiro é o único que cairá no final de semana, ocorrendo em um domingo. Algumas destas datas poderão ser consideradas como facultativas, mas isto será futuramente definido pelo Ministério da Economia.

Lista com os principais feriados do ano de 2023

1/1/2023 Domingo Confraternização Universal

20/2/2023 Segunda-feira Carnaval

21/2/2023 Terça-feira Carnaval

07/4/2023 Sexta-feira Paixão de Cristo

21/4/2023 Sexta-feira Dia do Trabalho

01/05/2023 Segunda-feira Dia do Trabalho

08/06/2023 Quinta-feira Corpus Christi

07/09/2023 Quinta-feira Independência do Brasil

12/10/2023 Quinta-feira Nossa Srª Aparecida – Padroeira do Brasil

02/11/2023 Quinta-feira Finados

15/11/2023 Quarta-feira Proclamação da República

25/12/2023 Segunda-feira Natal

Dentre os feriados sinalizados podemos ver que quatro deles caem em quintas-feiras, o que pode favorecer a ocorrência dos famosos “enforcamentos” que estendem o prazo de tempo de descanso. Com isso, atividades de trabalho e também em instituições de ensino em sua maioria suspendem suas atividades aderindo à emenda de pausa.

Contudo, é sempre preciso aguardar a divulgação oficial em momentos mais próximos das datas referidas. Algumas datas, como o próprio Carnaval, quase sempre sofrem mudanças na proximidade da festividade. Além disso, cada estado e localidade costuma ter o seu próprio esquema de validade da instituição do feriado.

No Brasil, o número de feriados costuma ser visto como excessivo e responsável por uma inércia que leva a uma baixa significativa no mercado. Isto se daria por conta da menor produção pela dispensa do trabalho dada aos colaboradores na época das comemorações e feriados estendidos.

O fato é que os feriados são uma tradição e estão conectados a datas às quais estão atribuídas de fato celebrações importantes para o povo brasileiro. Além disso, o descanso é também uma motivação legítima, visto a alta carga horária de trabalho da maioria dos setores de trabalho.

Portanto, pode conferir a lista de feriados e se programar para os descansos do ano que vem. O melhor é poder contar com planejamento, se pretende fazer viagens tente providenciar antecipadamente deslocamento e hospedagem. A regra de ouro é aproveitar e curtir da melhor forma os feriados que estão por vir.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo