Programas sociaisNotícias

Mais de 100 mil inscritos são expulsos do Bolsa Família em janeiro

O ano de 2024 pode não ser um dos mais felizes para pouco mais de 100 mil brasileiros agraciados pelo Bolsa Família. Isso porque o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS) confirmou na sexta-feira (5) que este é o número de beneficiários que poderão deixar de receber o benefício em janeiro.

Os desligamentos devem acontecer porque estas famílias estão com inconsistências nos dados do Cadastro de Pessoa Física (CPF), e o impacto das exclusões já deve começar a ser sentido em janeiro. Vale lembrar que o início dos repasses no primeiro mês do ano começa no próximo dia 18.

Nossa missão vai seguir, de atualizar os cadastros, cruzar dados, examinar cada família, a situação real, enfim. Tiramos muita gente da fome com o programa e, também com ele, conseguiremos atingir a meta de tirar o Brasil do Mapa da Fome e reduzir a pobreza“, disse o chefe do MDS, Wellington Dias.

Pente-fino nos cadastros

Em nota oficial, o MDS informou que o processo de suspensão das pessoas que estão com o CPF em situação de irregularidade seria importante para evitar que o benefício seja pago para cidadãos que não se enquadram nas regras do Bolsa Família.

Além disso, a pasta também destacou que o beneficiário que for suspenso do programa por causa de inconsistências no CPF terá seis meses para tentar regularizar essa situação. Caso ele consiga, o auxílio voltará a ser depositado de maneira automática. Por outro lado, se ele não conseguir regularizar o documento, poderá ter o benefício definitivamente cancelado após o prazo mencionado.

Notificações do Bolsa Família

Antes de suspender ou cancelar o benefício do segurado, o Governo Federal está enviando uma mensagem oficial para aqueles que estão com CPF em situação de irregularidade. Saber como a notificação é enviada é de suma importância até mesmo para conseguir escapar de golpes na internet. Segundo MDS, as mensagens estão sendo enviadas por meio dos seguintes canais:

  • 1. Extrato de pagamento dos benefícios;
  • 2. Aplicativo do Bolsa Família;
  • 3. Aplicativo do Caixa Tem.

Abaixo, você confere o que diz a mensagem oficial que está sendo enviada para os usuários que estão com o CPF irregular. Qualquer outra notificação deve ser desconsiderada. Veja:

URGENTE

AS INFORMACOES DO SEU CADASTRO UNICO INDICAM QUE ALGUEM DA SUA FAMÍLIA PRECISA REGULARIZAR O CPF.

PROCURE O SETOR RESPONSAVEL PELO BOLSA FAMILIA E CADASTRO UNICO OU A RECEITA FEDERAL PARA REGULARIZAR

A SITUACAO E EVITAR O BLOQUEIO DO SEU BOLSA FAMILIA.

INFORMACOES DISQUE SOCIAL – 121

MOTIVO – CPF IRREGULAR

Cod.59?

Por fim, é importante que o cidadão entenda que o Ministério vai levar em consideração a situação do CPF de todos os integrantes da família, e não apenas do titular. Assim, a dica é que o usuário verifique todos os números para confirmar se todos eles estão regulares.

Bruno Gama

Jornalista do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo