Dicas

Matricula Fácil 2020 – Inscrição, Matrículas

Há muitos estudantes na rede pública estadual e, a cada ano, novos indivíduos chegam às escolas questionando a respeito das vagas. No entanto, desde o ano de 2020, há uma forma mais simples de a matrícula acontecer: é o Matrícula Fácil. Assim deve-se conhecê-lo para poder usá-lo no ano de 2020.

 

Como é o Matrícula Fácil?

O Matrícula Fácil é, na realidade, uma plataforma que os responsáveis ou os alunos acessam para que a matrícula seja preparada. Assim, é necessário acessá-la e apresentar os dados do aluno para que a matrícula ocorra. Os documentos que o Matrícula Fácil solicita são os mesmos que a secretaria solicitaria.

Onde achar o Matrícula Fácil?

Para que os cidadãos encontrem o Matrícula Fácil, é necessário buscar a página eletrônica da Secretaria Estadual da Educação. Se o termo “Matrícula Fácil” e o Estado forem colocados na caixa de pesquisa, o link correto aparecerá sem dificuldade.

Por exemplo:

Matrícula Fácil RJ – www.matriculafacil.rj.gov.br

Matrícula Fácil DF – www.se.df.gov.br

Matrícula Fácil GO – www.matricula.go.gov.br

 

E quem é já é matriculado?

Além dos indivíduos que buscam as escolas desejando vagas, há os estudantes que estão nas instituições e que precisam preparar a rematrícula. Assim como a primeira matrícula, as rematrículas ocorrem a cada ano e, nesse caso, o Matrícula Fácil não pode ser utilizado.

Quando um indivíduo deseja apenas permanecer na instituição, ele deve ir à secretaria da escola diretamente. Para atestar que a rematrícula está correta, a escola a colocará efetivada na plataforma Matrícula Fácil.

 

Plataforma Matrícula Fácil dá uma resposta?

Importante dizer que cadastrar-se no Matrícula Fácil não significa que o estudante já está com a vaga na escola que deseja. A plataforma fará uma análise de quais as instituições que podem ainda receber novos estudantes e fará a confirmação de que o estudante conseguirá, realmente, aquela escola.

O retorno do Matrícula Fácil chega pelo celular ou então na própria plataforma. Depois, o responsável ou o aluno precisará ir à secretaria da escola, mostrando os documentos para a efetivação da matrícula. Uma ressalva: os alunos somente podem efetivar sozinhos as matrículas se tiverem, pelo menos, 18 anos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo