Dicas

Mesário Voluntário Eleições 2020 – Participar, TRE

Neste ano de 2020 não haverá eleições para nenhum dos níveis governamentais (Federal, Estadual, Distrital ou Municipal) em todo o país, embora possa ocorrer alguma eleição em caráter especial visto a Justiça cassar algum Prefeito, Governador ou haver votação favorável ao um eventual impeachment da Presidente da República Dilma Roussef – segundo a lei se o Presidente do Brasil for cassado antes de completar dois anos de mandato deverá ser realizada nova eleição para o cargo.

Mas para a realização de quaisquer eleições uma figura é necessária: o mesário. No Brasil são poucas as pessoas que procuram ser mesários voluntários o que faz com que os Tribunais Regionais Eleitoral acabam por exercer o seu direito em lei de convocar eleitores para trabalhar nas eleições.

Mesário Voluntário Eleições 2014 - Participar, TRE 01

Quem pode ser mesário

Pode ser mesário voluntário todo eleitor que for maior de 18 anos e que estiver em situação regular com a Justiça Eleitoral. No dia da eleição o mesário voluntário deve ficar na Seção Eleitoral desde o inicio até o final da eleição com a responsabilidade de organizar todos os trabalhos. a função do mesário é receber o eleitor, colher e conferir a assinatura do mesmo no caderno de votação. Depois o mesário libera a urna eletrônica para que o eleitor possa exercer o seu direito e dever de votar. Além disso, o mesário tem como objetivo garantir o sigilo do voto e a tranquilidade necessária no local de votação e zelar pela segurança da urna eletrônica durante a votação, pois o mesário é a autoridade máxima dentro da Seção Eleitoral.

Mesário Voluntário Eleições 2014 - Participar, TRE 02

Contudo, existe dentro dos TREs um programa chamado de Mesário Voluntário que visa atrair a participar espontânea da população para trabalhar nas eleições a serem realizadas. O programa está constantemente aberto sendo que qualquer pessoa pode se inscrever independente da existência de eleições próximas ou não.

Para se candidatar é muito simples bastando comparecer a Junta Eleitoral da sua cidade e solicitar participar do programa Mesário Voluntário. A única exigência para participar do programa é ser maior de 18 anos de idade, contudo não poderão participar parentes até segundo grau de candidatos, o próprio candidato, membros, fiscais e delegados de partidos políticos, agentes policiais, funcionários do serviço eleitoral e menores de 18 anos.

Os benefícios para os mesários vão desde o recebimento de um Certificado de Participação no Programa que garante vantagem em caso de empate em concursos onde essa possibilidade conste no edital, a obtenção de folga em dobro para o número de dias trabalhados nas eleições – um mesário convocado ganha apenas o dia trabalhado e os bolsistas da OVG são atribuídas 96 horas extracurriculares.

O mesário voluntário pode exercer diversos cargos dentro de uma seção eleitoral – cargos estes que vão desde ser o Presidente da Mesa, 1º ou 2º Mesários ou ainda ser o Secretário da Seção e ficar responsável pelo registro de como foi o andamento de todo o trabalho desde a abertura até o encerramento em ata.

Redação Vagas Abertas

Coordenação de jornalismo do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo