NotíciasDicasModelos de Currículos

Meu currículo deve ter quantas páginas? Veja o tamanho ideal

Desenvolver ou atualizar um currículo pode gerar algumas dúvidas, principalmente em relação ao seu tamanho ideal. Muitos candidatos acreditam que um currículo deve conter apenas uma página. No entanto, essa premissa nem sempre é válida. Um currículo muito curto pode dificultar o entendimento do recrutador sobre a trajetória profissional do candidato, enquanto um currículo demasiadamente extenso pode sobrecarregar o leitor, impactando negativamente no processo seletivo.

O equilíbrio entre a objetividade e o nível de detalhe é a chave para o desenvolvimento de um bom currículo. Limitar o perfil profissional a apenas uma página pode levar a uma falta de detalhes relevantes sobre as experiências profissionais. Além disso, a preocupação excessiva com o tamanho do documento pode afetar a sua organização e estrutura, dificultando a leitura pelo recrutador.

Design e da Organização

Um bom design e uma estrutura organizada são fundamentais para facilitar a leitura e compreensão do recrutador. Pesquisas mostram que recrutadores gastam em média 6 segundos para escanear um currículo. Assim, uma apresentação limpa e profissional faz toda a diferença. É importante que as informações mais importantes, como empresas em que já trabalhou, cargos ocupados e formação acadêmica, estejam em destaque e de fácil leitura.

A regra das 2 páginas

Um currículo deve ter, no máximo, duas páginas. Isto se aplica mesmo para profissionais com carreiras longas e extensiva experiência. O mais importante para o recrutador é entender as principais contribuições do candidato em suas últimas experiências profissionais. Focar nos últimos 5 ou 10 anos de atuação costuma ser suficiente e mais relevante durante a fase inicial do processo seletivo.

Quando utilizar o currículo de 1 ou 2 páginas

Existem algumas situações onde um currículo de uma página pode ser mais apropriado, assim como casos onde um currículo de duas páginas é mais indicado. O importante é que o currículo seja claro, objetivo e mostre os pontos mais relevantes e resultados mais expressivos da trajetória do profissional, seja em uma ou duas páginas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo