Dicas

Meu FGTS não foi depositado na poupança, o que fazer?

O saque imediato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) já está sendo realizado por muitos brasileiros e aqueles que são correntistas da Caixa Econômica Federal podem receber a quantia diretamente na conta poupança. Entretanto, há bastante gente reclamando de que o FGTS não foi depositado na poupança e sem saber o que fazer a respeito.

A primeira coisa a saber é que isso pode ter uma justificativa bem simples: pode se tratar somente de uma divergência cadastral que pode ser corrigida sem dificuldades. Por isso, não é preciso ficar em pânico.

O que fazer?

O primeiro passo é confirmar a razão pela qual o fundo de garantia ainda não foi depositado na conta poupança. Para começar, é importante saber a que data de saque corresponde o mês de nascimento e, para isso, é só usar o calendário de saque imediato da Caixa: http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/saque-FGTS/Paginas/default.aspx.

Confirmando que os saques estão mesmo liberados para o seu mês de nascimento, o cidadão tem de ir a uma agência da Caixa Econômica Federal, levando seu número NIS/PIS/PASEP e/ou um documento de identidade com foto. Caso exista qualquer erro no cadastro do banco, ele será imediatamente corrigido para que o depósito seja liberado.

Atenção à data de abertura da conta poupança

Vários correntistas nem mesmo entraram em contato com a Caixa para autorizar o depósito porque acham que isso acontece automaticamente, mas nem sempre é assim. Na realidade, o dinheiro do fundo de garantia só vai automaticamente para a poupança caso ela tenha sido aberta até 24 de julho.

Se o cliente abriu sua conta poupança a partir de 25 de julho, ele tem de solicitar o depósito em sua agência. Além disso, é importante ter em mente o calendário especial para esses correntistas, que está disponível no mesmo link acima.

Depósito automático serve também para saque aniversário?

Atualmente, o depósito automático em conta poupança diz respeito ao saque imediato, mas o correntista também poderá ativá-lo para o seu saque aniversário, a partir de abril.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo