NotíciasDicas

Microempreendedor Individual: passo passo para solicitar o MEI

Ser um empreendedor exige uma série de competências e habilidades, bem como muito trabalho e, principalmente, a vontade de querer construir um negócio sólido. Para alguns brasileiros que sonham em empreender de forma menos burocrática, o regime de Microempreendedor Individual (MEI) pode ser o caminho.

Tendo como principal objetivo incentivar e facilitar a formalização de pequenos negócios em todo território nacional, a iniciativa vem beneficiando milhares de microempreendedores, com o número de trabalhadores na classe aumentando cada vez mais. Além de diminuir a burocracia, as vantagens oferecidas pela formalização têm chamado muito a atenção dos empreendedores brasileiros. Entre eles:

  • 1. Obter um CNPJ;
  • 2. Emitir nota fiscal;
  • 3. Vender para o governo;
  • 4. Acessar serviços bancários exclusivos;
  • 5. Pagar tributos simplificados e mais baratos;
  • 6. Contribuir para a previdência social e ter regime previdenciário próprio.

Como se cadastrar?

Portanto, se você possui um negócio e deseja se formalizar como MEI, a seguir, confira o passo a passo de como se cadastrar no regime:

  • 1. Consulte a prefeitura do seu município e verifique se há autorização para a atividade do seu negócio. Existem lugares que não permitem certas atividades, mas isso varia de região para região;
  • 2. Tenha em mãos documentos e informações importantes, como RG, título de eleitor ou declaração de imposto de renda, dados de contato e endereço residencial;
  • 3. Cadastre-se no Portal de Serviços do Governo Federal. Se já possui cadastro, basta informar o CPF e a senha; caso não tenha acesso, clique na opção “Faça sua conta gov.br”;
  • 4. Depois, acesse o Portal do Empreendedor e clique na opção “Formalize-se”. Será solicitado o login do seu cadastro. Logo depois, você precisará preencher as informações do seu negócio, como nome fantasia, endereço onde irá funcionar sua empresa, atividades que irá realizar e, então, aceitar os termos e políticas do MEI.

Qual é o melhor momento para abrir um MEI?

O regime de MEI tem sido uma ótima alternativa para gerar renda aos trabalhadores brasileiros. Segundo o levantamento realizado pelo Sebrae, o número de novos registros na categoria aumentou cerca de 2,6 milhões em 2020, ou seja, as pessoas sabem da importância de se formalizar e ter acesso aos seus direitos.

Curiosamente, enfrentar uma crise econômica é uma oportunidade dos MEIs se reinventarem e pensarem em inovações criativas que façam o seu negócio se destacar. Como por exemplo os mercados e padarias que adotaram o delivery e vem criando diversas estratégias para conquistar novos clientes, assim como outros setores adotaram inúmeras práticas e estão vendo o seu empreendimento crescer.

De modo geral, é preciso fazer uma reflexão, visando entender o seu momento, se será preciso esperar um pouco mais ou se é a hora de aproveitar a oportunidade. A sugestão é pesquisar sobre o mercado, lendo sobre iniciativas que favorecem o empreendedorismo e procurar conhecimento. Dessa forma, o seu planejamento tem grandes chances de dar certo e prosperar.

Bruno Gama

Jornalista do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo