Modelos de Currículos

Modelos de currículo Pronto para 2023 – Imprimir, Download, Atualizados

A elaboração de um currículo tornou-se uma tarefa tão cotidiana que muitas pessoas nem mesmo se atentam para o fato de haver diversos modelos. Inclusive, a maioria dos trabalhadores nem mesmo considera que exista um tipo de currículo ideal para cada tipo de vaga de emprego. Por isso nesse artigo separamos alguns modelos de currículo pronto para 2023, assim você estará atualizado na busca por uma oportunidade de emprego.

Contudo, é fundamental começar a dar mais atenção para esse documento, porque ele tem a responsabilidade de levar ao recrutador as primeiras informações de cada candidato.

Para quem acha que preparar currículo é uma coisa complicada, cabe esclarecer que basta deixar vários currículos prontos, cada um com as especificações que se adequam mais ao tipo de vaga a ser concorrida.

Por exemplo: quem está interessado em mais de uma vaga de emprego pode fazer um currículo para cada, utilizando o mesmo modelo e deixando-os salvos.

O fato é que, mesmo dando trabalho, é muito importante tomar todo o cuidado com a preparação do currículo, caprichando em sua linguagem, na forma de estrutura-lo e no tipo de informação que será colocado.

Modelo de currículo 2023, o que muda?

Modelo currículo 2023

O currículo feito com capricho traz muitos benefícios aos trabalhadores e o coloca um passo à frente no processo seletivo, não importando se é para uma empresa grande ou para um comércio de bairro.

Quando o recrutador olha para o currículo bem-feito, com boa estrutura e sem erros de Português, a imagem que ele faz do candidato à vaga é muito melhor.

Para os recrutadores, caprichar na preparação de um currículo acaba por demonstrar que esse candidato é uma pessoa que está levando a sério a busca por um trabalho e que tem a intenção de se esforçar, desempenhando bem a sua função.

Por outro lado, sempre que os recrutadores se deparam com um currículo que está mal organizado e que não foi revisado ou não traz informações adequadas, a ideia que eles têm é de que esse trabalhador é desleixado e não tem maturidade ou responsabilidade para estar na sua empresa.

Quando se trata de vagas de primeiro emprego ou para jovem aprendiz, é comum que os recrutadores sejam um pouco mais tolerantes porque os candidatos são inexperientes.

Entretanto, quando o currículo em questão é de alguém com mais idade e que já trabalhou antes, há mais rigor e quem não faz um currículo bom acaba por ser dispensado do processo seletivo.

Por isso, o cuidado e a atenção ao fazer um currículo precisam ser prioridade em quem está concorrendo a um emprego, não importando de que tipo seja ele.

Erros mais comuns nos currículos

modelos de curriculo 2023

Alguns equívocos são bastante comuns quando o assunto é preparar um currículo e os candidatos a quaisquer vagas precisam garantir que o seu não os apresente:

  • Colocar objetivos em excesso

Os currículos precisam ser personalizados para cada vaga; caso contrário, o recrutador vai “entender” que nem você mesmo sabe para que tipo de cargo está mais capacitado.

O ideal é que cada currículo tenha apenas um objetivo; em casos excepcionais, que seja, dois. Mais do que isso acaba por deixá-lo geral demais e fica difícil até mesmo para o recrutador decidir em que tipo de seção ele será arquivado.

  • Colocar informações falsas

É bem difícil encontrar alguém que tenha falado sempre 100% de verdade quando prepara um currículo, mas isso é muito importante.

A ideia de mentir em um currículo acaba sendo prejudicial para o próprio candidato porque, na eventualidade de ele ser contratado, não conseguirá desempenhar a vaga como o esperado porque não tem as devidas qualificações.

O pior é que, além da possibilidade de você perder o seu emprego, você pode continuar na empresa, mas com os olhares reprovadores do gestor e sem que eles confiem mais em você.

  • Colocar informações demais no currículo

Na ânsia de chamar a atenção dos gestores, muitas pessoas acabam colocando informações desnecessárias nos currículos, fazendo com que eles fiquem maçantes.

A primeira coisa que se deve saber é que um currículo com várias e várias páginas não vai impressionar o recrutador, até mesmo porque ele não lerá tudo.

Em contrapartida, um currículo mais enxuto, mas que traga experiências e formações diretamente relevantes para a vaga em questão, vale muito mais.

  • Não fazer uma revisão

Os erros de Português tiram toda a credibilidade do currículo e faz com que, em muitos casos, o candidato nem mesmo seja considerado para as etapas de processo seletivo. Sendo assim, não se deve subestimar a correção oferecida pelo Word e, se possível até pedir para alguém que entenda de Língua Portuguesa fazer uma leitura.

Diferenças nos modelos de currículos

Há muitos modelos de currículo e cada um deles é indicado para um tipo de candidato: pode ser para profissionais, para primeiro emprego, para estágio e para trainee.

Em cada um desses tipos de currículo existe o foco em algumas informações específicas e é indispensável escolher bem o modelo para salientar o que se tem de mais interessante e, assim, chamar a atenção do recrutador.

Faça AGORA Download de modelos 2023

Os currículos tradicionais são os indicados a que está procurando emprego efetivo ou temporário, mas já é mais velho e tem certa experiência no mercado de trabalho.

1 – Modelos padrão Básico

Serve para a maioria dos perfis de profissionais, selecionamos 2 modelos para você preencher aquele que mais te agrada.

         Currículo Padrão 1

             Currículo Padrão 2 

             Modelo Currículo Padrão 3

2 – Currículo para Estudantes e estagiários

Selecionamos um modelo ideal para quem tem pouca experiência ou está começando agora no mercado de Trabalho.

CV Trainee, Estágio e Estudantes

3 – Outros modelos de Currículo

Abaixo selecionamos mais uma lista com diversos modelos de currículo para você encontrar o que mais lhe agrada:

Currículo Simples e Elegante

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo