NotíciasCursosDicasVestibular

Não passou no SiSU? Confira 5 opções para continuar os estudos

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU), promovido pelo Ministério da Educação (MEC), está com inscrições abertas. Para aqueles que não conseguirem uma vaga na primeira chamada, há como explorar outras possibilidades de ingresso no ensino superior.

Apesar da inicial decepção, é importante lembrar que ainda existem alternativas para aqueles que não foram selecionados nas duas primeiras opções de cursos. Uma delas é participar da lista de espera do SiSU. Essa lista possibilita que os candidatos manifestem interesse em uma das vagas que ainda não foram preenchidas.

Conheça outras alternativas para ingresso no ensino superior

Para quem não conseguiu passar no SiSU, ainda existem outras opções para tentar uma vaga no ensino superior. Algumas delas são:

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma opção interessante. Ele oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino particulares para estudantes de baixa renda.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) possibilita o financiamento do curso em universidades particulares, com a possibilidade de pagamento após a conclusão do curso.

Vestibulares tradicionais

Muitas instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, realizam vestibulares ao longo do ano, oferecendo mais uma possibilidade de entrada no ensino superior.

Vestibulares via Enem

Algumas instituições de ensino aceitam as notas do Enem como parte ou todo o processo de admissão, dispensando a necessidade de vestibulares próprios.

Estudar em Portugal utilizando a nota do Enem

Uma opção pouco conhecida, mas que vem ganhando popularidade entre os brasileiros, é a possibilidade de estudar em instituições de ensino superior em Portugal usando a nota do Enem. O MEC mantém acordos com diversas universidades portuguesas que possibilitam essa modalidade de ingresso.

Investir em um cursinho pré-vestibular

Por fim, se o objetivo é tentar o processo seletivo novamente no próximo ano, matricular-se em um cursinho pré-vestibular pode ser uma excelente estratégia. Os cursinhos intensivos ou extensivos podem auxiliar o estudante a se preparar melhor para o Enem e demais vestibulares.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo