Dicas

Nome sujo pode impedir contratação em emprego?

Milhares de pessoas que estão sem emprego também têm outra característica em comum: estar com o nome sujo.

As restrições no nome vêm, na maior parte das vezes, justamente do fato de não se estar trabalhando com registro: isso afeta a capacidade de manter todas as dívidas devidamente pagas.

A ideia óbvia é que, conseguindo um novo emprego, essas pessoas terão condições de acabar com as restrições em seu nome, mas será que isso acontece dessa maneira?

Infelizmente, há empresas que negam o trabalho a pessoas que estejam com o nome sujo, apesar de algumas negarem que essa seja a causa da sua decisão.

O fato é: será que alguma empresa pode negar uma vaga a uma pessoa apenas porque ela está com restrições em seu nome?

A empresa possui esse direito?

Na realidade, depende do tipo de cargo ao qual a pessoa com o nome sujo está se candidatando: caso a função seja em alguma área financeira, a restrição no nome pode pesar, realmente.

Por exemplo: uma pessoa que está com o nome sujo pode ser negada para assumir uma função de analista de crédito em alguma empresa que forneça empréstimos.

Por outro lado, esse é o único contexto onde a restrição no nome poderá afetar a contratação: nas outras circunstâncias, o empregador não pode usar esse critério.

O trabalhador com o nome negativado pode processar o empregador?

Caso o trabalhador acredite que ele recebeu uma negativa de emprego porque o seu nome está negativado (não se tratando de uma função em área financeira), ele pode procurar a Justiça do Trabalho para abrir um processo trabalhista.

Contudo, quem tem essa intenção precisa saber previamente que se trata de algo complicado, especificamente porque é necessário comprovar que a negativa de emprego se deu por essa razão, o que tende a ser negado pelo recrutador.

Além disso, o trabalhador tem menos chances de conseguir uma indenização quando ele não conta com o auxílio de um advogado trabalhista, coisa que nem sempre é acessível.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo