Dicas

Novas regras para o diploma do ensino médio

Os estudantes que não finalizam o ensino médio costumam recorrer aos supletivos que muitas instituições reconhecidas disponibilizam. No entanto, era grande a quantidade dos que usavam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para isso, recebendo o diploma.

Uma mudança do Ministério da Educação, já em vaidade para a edição de 2017, acabou com essa funcionalidade para a prova. Para os quer ainda não estavam informados, encontram-se nova regras para conseguir esse certificado.

Como os estudantes poderão consegui-lo?

Continuará existindo uma prova destinada aos estudantes do ensino médio que precisam do diploma desse ciclo, mas ela será o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos, chamado de Encceja. Essa será uma prova na qual as pessoas que querem declarar-se formadas no ensino médio deverão mostrar que conhecem as devidas competências cobradas, tal como ocorre no ENEM.

Da mesma forma que essa prova, o Encceja ocorrerá anualmente, inclusive em 2017. Porém, os cidadãos interessados ainda esperarão para que o MEC apresente as datas, uma vez que não existe nenhuma marcada.

 

Consequências para a frequência no ENEM

O MEC e os profissionais da Educação já esperam que os próximos exames tenham menos participantes: era imensa a porcentagem de cidadãos que já tinham parado os seus estudos e inscreviam-se somente porque queriam o diploma. Muitos, por exemplo, queriam participar de algum vestibular ou de concurso e necessitavam do certificado.

Por outro lado, isso será positivo para a organização da prova e para os estudantes: com menos pessoas fazendo o exame, os locais de aplicação ficarão menos cheios e até o sistema de correção não ficará sobrecarregado. Com isso, a esperança é que os resultados sejam mais rápidos e as inscrições para diferentes programas de bolsas, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), também.

 

Mais mudanças

A mudança referente ao certificado não é a única: os dias nos quais os exames serão aplicados também mudaram de sistema: agora, eles ocorrerão em dois domingos seguidos. Também haverá mais pessoas desfrutando da isenção da taxa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo