Dicas

O que é exame toxicológico – Quando é obrigatório?

Um dos exames mais comuns é o toxicológico, que tem a finalidade de determinar se a pessoa consumiu alguma substância ilegal.

Muitas vezes, as pessoas associam o exame toxicológico apenas à condução de veículos, mas a verdade é que existem outras ocasiões nas quais esse exame é pedido, sendo importante conhecer mais sobre ele.

Neste material, será esclarecido do que se trata o exame toxicológico, quando ele é necessário e como ele é feito.

Além disso, há circunstâncias nas quais o resultado do toxicológico pode sofrer alguma alteração, sendo necessário entender isso para evitar um resultado falso positivo.

Qual é a finalidade do toxicológico?

Quando se fala em exame toxicológico, fala-se em um exame que tem a intenção de determinar se há substâncias tóxicas no organismo. Essas substâncias podem ser as causadoras de diferentes acidentes, sendo esse um motivo para que ele seja necessário quando se renova a carteira de habilitação.

É interessante ressaltar que o exame toxicológico consegue determinar uma gama bem grande de substâncias ilegais, sendo abrangente o bastante até para ser usado em tribunais, se for preciso.

Em certas situações, esse é um exame que tem de ser constantemente atualizado, ou seja, a pessoa tem de fazê-lo com periodicidade para comprovar que, de fato, não tem consumido substâncias ilegais.

 

Quando o toxicológico é obrigatório?

Normalmente, esse é um exame requisitado quando se tem a suspeita de que determinada pessoa estava sob efeito de algo, como um entorpecente.

Um bom exemplo é quando ocorre um surto ou um acidente de trânsito e as pessoas envolvidas precisam comprovar que não estavam com o comportamento afetado devido a substâncias tóxicas.

É preciso que os condutores realizem esse exame sempre que a carteira de motorista é obtida, bem como quando ela é renovada.

Ressalta-se que pessoas que saem da prisão e estão em liberdade condicional precisam fazer, de maneira periódica, o teste toxicológico.

 

Como funciona

Há diversas formas de se fazer esse exame, sendo a mais comum a coleta de sangue. Contudo, se preciso, também se pode usar outros materiais para verificar a existência de substâncias tóxicas, como o cabelo ou a urina.

A efetividade do exame é bem alta: o resultado é usado para determinar um período de até três meses. Assim, se o indivíduo fez uso de algo ilegal nos últimos três meses, isso pode ser verificado facilmente no exame.

 

Substâncias podem afetar o exame do toxicológico

 

É preciso deixar claro que alguns remédios também podem ser detectados nesse tipo de exame e, portanto, é preciso informar-se com o médico previamente.

A codeína, por exemplo, que é uma substância usada em certos tratamentos médicos, pode ser verificada no exame toxicológico, indicando que a pessoa esteja sob efeito de algo ilegal quando não é verdade.

A morfina, que também é fundamental no tratamento de diversas doenças, pode aparecer no toxicológico. Sendo assim, aqueles que têm doenças que geram dor intensa e precisarão realizar esse exame devem conversar antecipadamente com seu médico.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo