Dicas

O que é plano de carreira? Como traçar o meu?

O plano de carreira consiste em ações estratégias que realizamos antecedendo o objetivo, o foco, o plano existe para identificar os planos do futuro, o torná-los realidade no presente, todos nós em nosso íntimo sabemos o que queremos profissionalmente, desta forma, devemos apenas sondar algumas informações para traçar o próprio planejamento.

Por exemplo, você pode decidir ser o gerente, um professor, o melhor supervisor, entre outras coisas, mas para alcançar este objetivo será necessário passar por algumas etapas, que podem ser cursos, formação acadêmica, talvez aprender um idioma, um curso de oratória, postura e etiqueta profissional e entre outros elementos.

 O que é plano de carreira

Como posso traçar o meu plano de carreira

Em uma simples folhas de papel faça um rascunho do seu objetivo central, qual posição profissional deseja alcançar em alguns anos, depois de pensar sobre esta situação vamos desenvolver o melhor planejamento de nossas vidas e de forma simples, sua folha deve ter uma análise do passado, presente e futuro, desta forma.

Passado: Consiste em refletir sobre sua condição profissional, coisa que já fez errado e não pode fazer novamente.

Presente: Defina que tipo de profissional e posição que deseja ter em alguns anos.

Futuro: Defina um tempo, dois, quatro, seis anos, o tempo definitivamente não importa o que deve ser levado em consideração seu foco e determinação para atingir sua meta pessoal.

Defina os próximos

Tempo Atual: Com base na sua carreira já estabeleça pequenas atitudes de mudança para atingir o seu objetivo, como descartar comentários desnecessários, ser mais organizado, aprendem a se vestir adequadamente, manter o foco e ter paciência.

Tempo de Aprendizagem: Com base no futuro escolha os cursos que deseja fazer, as formações necessárias para enriquecer o seu currículo para conseguir o seu objetivo conforme o seu campo de atuação, escolha cada aprendizagem de forma ordenada levando em consideração o tempo de cada uma com base no tempo do seu planejamento.

Bom senso: Em todas as etapas ele não pode faltar, para conquistar um plano é necessário bom senso, através dele você observará se todas as linhas do seu plano estão fluindo bem, ou se existem elementos a melhorar, o plano nos ajuda na autocorreção pessoal e consequentemente profissional. Agora inicie o seu plano de carreira e coloque-o em prática.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo