Dicas

O que faz o técnico de Segurança do Trabalho – Salários e mais

O técnico em Segurança do Trabalho é o profissional que cria meios para que todos os funcionários trabalhem sem prejudicar a sua saúde ou sofrer acidentes. Dentre as funções desse tipo de técnico, há fazer inspeções nas máquinas, cuidar da qualidade dos materiais para que nenhum deles intoxique os trabalhadores.

Mais uma responsabilidade desse técnico é dar as orientações aos gestores e funcionários sobre como manter o ambiente seguro a longo e a curto prazo. Esses profissionais costumam receber R$ 2.600,00 reais e empresas de naturezas diversas os contratam, em especial empresas químicas e de construção civil.

Para ser um técnico em Segurança do Trabalho, é preciso fazer um curso nessa área e muitas instituições educacionais o têm. Várias unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), por exemplo.

Alguns dos assuntos são Auxílio na Gestão Integrada de Informações, Auxílio na Implantação de Planos de Urgência, Monitoramento de Riscos Ocupacionais, Auxílio na Implantação de Políticas de Saúde e muito mais. As matérias podem ser um pouco diversas em cada instituição de ensino e, no geral, são 1.200 horas.

Vagas

Uma forma de os técnicos de Segurança do Trabalho encontrarem vagas é acessando o Portal Emprega Brasil, que publica oportunidades gratuitamente em https://empregabrasil.mte.gov.br/. Colocando “segurança do trabalho” na pesquisa, o profissional pode selecionar qualquer região do país que a interessar.

As empresas de medicamentos, de produtos de limpeza, de construção, de mineração e outras precisam regularmente de técnicos de Segurança do Trabalho e pode-se deixar currículos por meio do sistema virtual ou pessoalmente.

Os técnicos dessa área também têm vagas publicadas no Sistema Nacional de Emprego (SINE). Por isso, eles têm de perguntar à Prefeitura o endereço do posto da sua cidade e fazer um cadastro lá com os seus documentos pessoais.

Caso o técnico de Segurança do Trabalho queiram trabalhar no Estado de São Paulo, há um site bem mais específico para ajuda-los a achar vagas: é o Portal Emprega São Paulo – https://www.empregasaopaulo.sp.gov.br/imoweb/.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo