Dicas

O que pode levar na Prova do ENEM e o que é Proibido

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2015 vem se aproximando: ele acontecerá nos dias 24 e 25 de Outubro. Milhares de estudantes prestarão o exame e é muito importante saber ao certo o que se pode levar na prova do ENEM e o que é proibido, uma vez eu portar objetos proibidos pode acarretar a anulação da prova do estudante.

O que é permitido levar na prova do ENEM?

O primeiro item é, além de permitido, obrigatório: é preciso levar um documento original com foto nos dias do exame. Também é permitido e necessário uma caneta esferográfica preta. O uso de outra cor de caneta pode interferir na leitura ótica do cartão de respostas, prejudicando o candidato. Além disso, essa caneta deverá ter o tubo transparente. Essa é uma precaução para evitar colas inseridas no tubo da caneta.

O que pode levar na Prova do ENEM e o que é Proibido

Com relação aos alimentos, é permitido levar salgadinhos, chocolates, balas, bolachas, torradas, etc. Contudo, é possível que o candidato seja advertido caso o alimento provoque barulho excessivo, atrapalhando os demais participantes. Bebidas também são permitidas, sendo recomendado dar preferência à agua.

O que não se pode levar na prova do ENEM?

O celular e demais itens eletrônicos devem ficar fora da prova do ENEM. Caso seja necessário levar o celular, é possível que um fiscal o coloque em um saco plástico que deverá ser colocado embaixo da carteira. Além disso, é recomendado que o candidato apresente o celular desmontado, ou seja, sem a bateria. Essa precaução deve ser tomada por haver celulares que têm o alarme tocado mesmo desligados, situação que é evitada removendo a bateria.

Livros e papéis de qualquer espécie também devem ficar fora da sala de prova, assim como os relógios, que também constam na lista de itens vetados no dia do exame. O candidato também não deve levar chapéus, bonés ou qualquer tipo de touca e similares. Por fim, apresentar documentos sem foto é algo que pode impedir o participante de realizar a prova.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo