Dicas

Para que serve a nota do Enem – Como e onde utilizar

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) podem usar a nota obtida de muitos jeitos, seja em faculdades públicas, seja em instituições privadas. Por meio do resultado da prova, pessoas de todas as idades e regiões podem conseguir bolsas de estudos integrais e parciais para muitos cursos diferentes.

Faculdades estrangeiras

Várias instituições de Portugal já permitem que os brasileiros ingressem em seus cursos apenas com um bom desempenho no ENEM; inclusive, faculdades de Medicina. Os benefícios de fazer um curso superior em solo português são inúmeros, como a boa qualidade de vida no país e o fato de se usar o mesmo idioma que aqui.

Sistema de Seleção Unificado (SISU)

A nota do ENEM serve, por exemplo, para que os participantes concorram a uma vaga em instituições públicas de ensino, estaduais ou federais. Para tanto, eles devem ficar atentos ao calendário do SISU, que é divulgado todos os anos pelo Ministério da Educação (MEC).

Ser liberado o vestibular em instituição privada

Há algumas faculdades privadas no Brasil que já não oferecem vestibular próprio. Naquelas que ainda realizam vestibular, é comum que os participantes com bom desempenho no ENEM sejam dispensados, conseguindo a sua vaga de forma direta. Se o participante resolve fazer o vestibular da instituição mesmo assim e não obtém nota suficiente, ele pode somá-la ao seu resultado do ENEM.

Programa Universidade para Todos (ProUni)

A nota do ENEM serve ainda para a participação no Programa Universidade para Todos (ProUni), que é destinado a oferecer bolsas de estudos em instituições particulares. Assim como o SISU, também existe um calendário de inscrições para o ProUni.

Nota de corte e nota do ENEM

A nota de corte do curso desejado é informada pela faculdade e é muito importante que a nota do ENEM obtida pelo estudante seja sempre superior. Os programas do Ministério da Educação dão a possibilidade de acompanhar as notas de corte de mais de um curso, realizando também possíveis segundas chamadas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo