Dicas

Passe Livre estudantil DF 2023 – Inscrição, Agendamento

Seja para fazer um curso livre, cursar o ensino regular ou fazer um curso universitário, para muitas pessoas usar o transporte público pode ser um problema, já que infelizmente algumas famílias não têm como pagar o valor da passagem.

Felizmente, os estudantes que moram no Distrito Federal têm à sua disposição um serviço que oferece passagens de ônibus gratuitamente: é o Passe Livre Estudantil 2023.

Criado para permitir que estudantes de baixa renda continuem frequentando as aulas, o Passe Livre Estudantil 2023 garante, mensalmente, que esses alunos tenham isenção na cobrança da passagem, possibilitando assim que eles possam ir e vir de suas escolas ou faculdades sem ter que pagar o preço da passagem.

Como se inscrever no programa Passe Livre estudantil?

Conforme comentamos, um grande atrativo do programa Passe Livre Estudantil é que a iniciativa oferece uma determinada quantia de passagens gratuitas para que o estudante possa ir até sua escola ou faculdade, ou, ainda, pagar a passagem até seu estágio de trabalho.

Essa facilidade faz com que muitas pessoas tenham vontade de aderir ao programa, por isso o interesse em se cadastrar na iniciativa. Você sabe como fazer essa inscrição? Estamos aqui exatamente para te contar como se inscrever.

Inscrição remota

Se até algum tempo, para que o aluno pudesse se inscrever para o Passe Livre Estudantil DF 2023 era preciso ir presencialmente a um posto, hoje tudo pode ser feito pela internet, em poucos minutos.

Para isso, basta que o interessado acesse o site htpp://www.passelivreestudantil.gov.br e selecionar a opção “cadastro”. Ali, é preciso que o candidato preencha todas as informações solicitadas na página.

Depois de inscrito, o aluno consegue saber se seu pedido foi autorizado ou não consultando o mesmo site em que fez o pedido. Aqui é preciso apenas informar o CPF e a senha cadastrada no momento de sua inscrição.

Caso o aluno tenha sido selecionado para o programa de passe livre, receberá a data para que possa fazer o agendamento para a retirada das passagens gratuitas. Agora, caso haja algum problema com a inscrição, o sistema irá informar, para que o candidato possa fazer a correção e participar do processo novamente.

Agendamento para retirada do cartão

Para que o aluno possa usar seu passe livre estudantil DF 2023 é preciso ter um cartão onde o crédito das passagens é carregado. Para fazer o pedido deste cartão, o aluno deve levar uma cópia digitalizada do CPF, uma declaração de matrícula, carteira de identidade e uma foto 3×4.

O site de cadastro do passe livre permite, ainda, que o interessado acompanhe seu agendamento para a retirada do cartão. Na página é possível, também, fazer uma nova solicitação de passagens ou, ainda, a segunda via do cartão, caso o aluno tenha perdido o documento original.

Para isso, basta ter em mãos o número do CPF do aluno e a senha cadastrada. Todo o processo pode ser feito via internet em poucos minutos, deixando o dia a dia dos estudantes ainda mais dinâmico.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo