Dicas

PIS PASEP online 2023 – Saque, Calendário

Tanto os trabalhadores do setor privado quanto do setor público sempre ficam no aguardo do pagamento dos valores do PIS/PASEP, que costuma desafogar bastante as finanças e ajudar em diversos momentos.

Essa é uma quantia depositada mensalmente com a finalidade de fazer uma espécie de “poupança” para aquela pessoa contratada e, todos os anos, uma parte dessa quantia pode ser sacada.

Apesar de muitos “juntarem” o PIS e o PASEP como uma mesma coisa, a verdade é que são recolhimentos diferentes, administrados em bancos diferentes e com um público diferente. Contudo, eles compartilham do mesmo calendário de saque.

O que distingue o PIS e o PASEP?

A ideia de ambos é gerar uma espécie de fundo para que o trabalhador possa dispor desse dinheiro em situações variadas.

Entretanto, o Programa de Integração Social, conhecido como PIS, é exclusivo para aqueles que são funcionários da iniciativa privada. Além disso, é preciso que haja registro em carteira profissional para que os recolhimentos sejam realizados.

Por outro lado, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, chamado de PASEP, é destinado a quem tem um cargo no serviço público, independentemente de qual seja a sua esfera.

Assim, os servidores federais têm PASEP, da mesma forma que os municipais, aqueles que são contratados em cidades pequenas.

 

Bancos diferentes gerenciam o PIS e o PASEP

Duas instituições financeiras públicas diferentes cuidam do pagamento do PIS e do PASEP: no caso da primeira, é a Caixa Econômica federal que distribui o valor do fundo a cada um dos trabalhadores registrados.

Com relação ao PASEP, quem faz esse pagamento é o Banco do Brasil, sendo essa a razão pela qual os servidores, normalmente, recebem a exigência de criar uma conta bancária ali.

Portanto, o saque do PIS tem de ser feito nos canais da Caixa, como o seu app Caixa Tem ou as suas agências. Por outro lado, o Banco do Brasil tem uma página especial para o PASEP, acessível AQUI, havendo orientações disponíveis também nas suas agências.

 

Calendário de saque para 2023

Tanto o PIS quanto o PASEP são distribuídos de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores:

  • Pagamento em 15 de fevereiro: para pessoas que nasceram no mês de janeiro ou em fevereiro
  • Pagamento em 15 de março: para quem nasceu em março ou em abril
  • Pagamento em 17 de abril: para pessoas que nasceram em maio ou em junho
  • Pagamento em 15 de maio: para pessoas que nasceram em julho ou agosto
  • Pagamento em 15 de junho: para pessoas que nasceram em setembro ou outubro
  • Pagamento em 17 de julho: para pessoas que nasceram em novembro ou em dezembro

Se o trabalhador não tiver certeza se ele tem ou não o PIS ou PASEP para sacar, é só ele consultar o sistema da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil, de acordo com o lugar onde trabalha.

Mesmo com as datas do calendário, há até 28 de dezembro para que os cidadãos façam seu saque.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo