Dicas

Plataforma Paulo Freire MEC – Inscrições

Na hora de pensar na administração das ferramentas de ensino, muitas pessoas levam em conta apenas as facilidades que o governo deve criar para permitir o acesso dos estudantes. É preciso cuidar também dos professores que são os grandes protagonistas do programa de ensino e que precisam ser valorizados.

Foi justamente pensando neste público que o Ministério da Educação criou a Plataforma Paulo Freire, considerada pelo próprio MEC como “a porta de entrada dos professores da educação básica pública, no exercício do magistério, nas instituições públicas de ensino superior”. Trata-se de um grande sistema onde os professores encontram uma série de informações e ferramentas para facilitar o dia a dia de seu trabalho.

Funcionalidades da Plataforma Freire

Através desta plataforma, que foi projetada para funcionar de uma maneira simples, fácil e didática, os professores conseguem escolher as licenciaturas que desejam cursar, por exemplo. Eles também podem fazer inscrição para os mais variados programas e projetos que são lançados pelo Ministério da Educação, o que acaba facilitando muito ao centralizar os processos.

Além disso, através desta plataforma digital, os professores contam com uma série de funcionalidades em relação ao currículo. Eles podem atualizar suas informações pessoais, bem como inserir as formações que vão sendo adquiridas durante a sua vida acadêmica, o que é fundamental para que o MEC conceda os devidos reconhecimentos.

Como se inscrever na Plataforma Freire?

Os professores devem se cadastrar na Plataforma Freire para ter acesso ao sistema. Basta entrar no site http://freire.capes.gov.br/ e preencher o cadastro completo.

É preciso que o professor clique na opção “primeiro acesso” para iniciar todos os passos de inscrição. Dentre as informações que precisam ser concedidas estão o número do CPF, um e-mail válido, nome completo e identificação como professor da rede pública.

Depois de terminar o cadastro, os professores devem retornar para a tela inicial, clicando na opção Já Sou Cadastrado, e posteriormente fornecer informações como CPF e senha geradas. Depois, já poderão começar a usufruir de todas as ferramentas do sistema.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo