A pós-graduação é a chave para que muitas pessoas tenham vantagens no momento de procurar emprego.
Porém, é claro que o custo para fazer uma especialização não é barato e, por isso, há uma quantidade enorme de pessoas que gostariam de ampliar a sua formação, mas não tem recursos.
Felizmente, algumas instituições estão disponibilizando pós-graduação gratuita em 2021, sendo grande parte delas EAD. Isso atende à necessidade de as pessoas, nesse contexto pandêmico atual, quando é preciso o distanciamento.
A seguir, algumas instituições nas quais é possível fazer pós-graduação gratuita neste ano.
Universidade Federal do Tocantins (UFT)
A universidade tocantinense está oferecendo pós-graduação no campo de Educação e Artes, sendo necessário que o interessado tenha se formado em qualquer Licenciatura ou Bacharelado em um desses segmentos.
Para participar da pós-graduação, as pessoas interessadas têm de acessar https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc_B03pB7q6bPlrxvUOtmiGMYEqZ_YpFN6GIVuy99i0hICT6A/viewforme deixar as informações pedidas.
A UFT recebe candidatos à sua especialização até o final do mês de abril e o edital está disponível AQUI.
SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS), juntamente à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estão com várias opções de pós-graduação disponíveis.
Será preciso se inscrever até 16 de abril usando o link http://ead.efg.fiocruz.br/login e algumas especializações possíveis são:
- Infecção hospitalar
- Saúde coletiva
- Epidemiologia
- Vigilância em saúde
- Doenças infecciosas e parasitárias
- Vigilância Sanitária
Universidade Federal de Santa Maria
Essa universidade está oferecendo pós-graduação em um segmento específico: a Geomática. É possível se inscrever em https://www.ufsm.br/editais até 14 de abril e, para dúvidas sobre a especialização, o e-mail de atendimento é [email protected].
As primeiras informações sobre quem a Universidade Federal de Santa Maria vai selecionar para a especialização em Geomática serão dadas em 29 de abril.
Universidade Estadual de Roraima
A especialização oferecida é no setor de História da Amazônia e durará um ano e meio. Elas não serão EAD: no caso dessa pós-graduação, todos os selecionados terão de se deslocar para as aulas no campus Boa Vista e as inscrições devem ser feitas até 13 de abril, no link https://cpc.uerr.edu.br/?cat=30.