Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Dicas

Posso faltar trabalho por causa de chuva e alagamento?

A temporada de chuvas faz com que muitos trabalhadores passem por uma situação parecida: não conseguir chegar ao trabalho por causa dos alagamentos. Nesses casos, nem os ônibus e nem os carros particulares conseguem vencer os trechos cheios de água e a solução é voltar para casa.

Mesmo os lugares onde não há alagamentos representam dificuldade para quem vai trabalhar em dias de chuva. Afinal, o trânsito se torna lento e são frequentes os casos em que os funcionários se atrasam ou perdem o dia de trabalho.

Tudo isso traz à tona uma pergunta bastante pertinente: posso faltar no trabalho por causa de chuva e alagamento? A seguir, a explicação completa.

Há desconto ou não no salário?

No caso de faltas no trabalho por causa de chuva e alagamento, há a possibilidade de o colaborador ter o dia descontado. A única exceção é quando o funcionário se desloca usando ônibus fretado pela empresa: se esse ônibus não consegue passar pelos pontos alagados, a legislação trabalhista impede qualquer desconto.

Pensando nisso, resume-se assim: o trabalhador pode faltar ao trabalho em caso de chuvas e alagamentos, mas deve ter em mente que seu dia, provavelmente, será descontado do salário.

Como negociar os descontos no salário

Apesar de a legislação trabalhista permitir os descontos em caso de chuvas e alagamentos, há muitos empregadores que acabam por preferir negociar com os funcionários. Afinal, estes não têm culpa de a cidade não apresentar a infraestrutura necessária para a população.

Sendo assim, muitos dos gestores combinam com esses colaboradores a reposição do horário perdido. Isso quer dizer que eles trabalham até um pouco mais tarde ou entram mais cedo por alguns dias a fim de repor o expediente e, assim, não haver descontos no salário.

Ressalta-se que há empresas que nem propõem reposição: elas simplesmente não fazem descontos por entender que o funcionário não faltou por vontade própria. Cabe lembrar, porém, que a convenção ou sindicato tem bastante peso para se determinar se haverá descontos ou reposição.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo