Dicas

Posso fazer estágio depois de formado?

O estágio é uma das etapas principais da formação acadêmica porque é com ele que os estudantes realmente descobrem como é exercer a profissão que escolheram. Por meio do estágio, essas pessoas aprendem aspectos práticos da sua nova carreira e existe também uma questão de obrigatoriedade: sem determinadas horas de estágio, muitos diplomas não são entregues.

A questão é: pode estagiar depois de formado? Essa é uma dúvida de pessoas que já acabaram o curso superior, mas que descobrem uma vaga muito interessante de estágio e desejam participar. Existem diversas regras com relação à contratação de estagiários e as empresas têm de segui-las para não ser denunciadas e processadas.

É proibido fazer estágio depois de formado?

Não é, desde que a pessoa tenha se formado há pouco tempo: muitas empresas aceitam os recém-formados em seus processos de estágio sem nenhum problema. Vale lembrar que quem acabou os períodos da faculdade, mas ainda não entregou os estágios não é considerado formado.

Vale a pena estagiar depois de formado?

Quem está formado há pouco tempo sai ganhando ao fazer o estágio: afinal, eles ainda não possuem praticamente nenhuma experiência. Outra vantagem é que, quando se faz estágio em uma grande empresa, o currículo se torna mais atraente e conta-se sempre com a chance de efetivação.

Aliás, mesmo que o programa de estágio deixe clara a impossibilidade de efetivação, ainda vale a pena os recém-formados concorrerem aos estágios por causa da experiência que conquistarão.

Quem está com o curso trancado pode estagiar?

Muita gente, por motivos variados, acaba por trancar o curso superior e, nessa condição, a pessoa deixa de ser um estudante. Na realidade, ela nem é estudante e nem é recém-formada, duas coisas obrigatórias para fazer estágio.

Sendo assim, quem está com o seu curso trancado não pode estagiar, a menos que reative a sua matrícula e volte às aulas. Cabe lembrar que as empresas pedem ao candidato a estágio o seu certificado de conclusão recente ou uma declaração de que eles são alunos regulares.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo