Dicas

Posso mudar o local de prova do Enem?

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), muitas vezes, não ficam tão satisfeitos com o local de prova determinado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Apesar de este determinar lugares de aplicação próximos à residência do participante, há indivíduos que gostariam que eles fossem ainda mais pertos.

Nessas horas, o participante costuma ter interesse em mudar o local de prova do ENEM e a possibilidade de fazer isso ou não é uma dúvida de muitos.

É possível mudar o lugar de prova?

Não, o participante do ENEM não pode modificar o seu lugar de prova, a menos que ele seja longe da sua casa. Isso só acontece se o INEP cometer um erro na hora de determinar esses locais de aplicação e isso é bastante difícil de acontecer.

Contudo, enquanto as inscrições ainda estão abertas, pode-se mudar a cidade em que se deseja fazer a prova. Essa mudança tem de ser feita na página do participante, com a senha e o CPF deste. No entanto, só dá para fazer essa mudança enquanto as inscrições para a prova ainda estão abertas.

Orientações sobre o ENEM 2019

A prova do ENEM, este ano, será feita nos dias 3 e 10 de novembro, em lugares de todo o país. O participante terá de levar seu documento de identidade com foto e uma caneta azul, que tenha o tubo obrigatoriamente transparente; esta é uma medida de segurança do INEP para evitar que as pessoas escondam papeis com a “cola” do conteúdo.

O cartão de confirmação não é obrigatório, ou seja, o participante que não conseguir imprimi-lo pode fazer a prova do mesmo jeito. Porém, quem tiver a possibilidade de imprimir deve fazê-lo.

É fundamental respeitar o tempo de antecedência exigido pelo INEP: os participantes têm de estar no lugar de prova até às 13h, que é quando os portões serão fechados. Porém, é recomendado estar no local de prova antes disso: os portões abrem ao meio dia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo