Processo seletivo online – O que você deve saber?

Muitas empresas têm deixado de lado o processo seletivo presencial para adotar o processo seletivo online, que é bastante usado quando se trata de trabalho homeoffice. Afinal, uma vez que o funcionário vai trabalhar à distância, não há tanta necessidade de ele ir pessoalmente até a empresa para ser avaliado.

Porém, os profissionais que passam por esse tipo de processo seletivo precisam se preparar igualmente com relação a vestuário, a ambiente e à forma de se apresentar ao recrutador.

Provas e entrevistas

A forma como as empresas organizam o seu processo seletivo online varia muito: algumas escolhem fazer entrevista com o candidato por meio de webcam ou de telefone, enquanto outras optam por fornecer uma prova que essas pessoas deverão realizar em determinado período de tempo.

Além de tudo isso, é claro que boa parte das empresas também analisa o currículo e as referências do candidato. No mundo moderno, essas informações já bastam para que o recrutador escolha o seu novo funcionário.

Preparação para processo seletivo online deve ser rigorosa

Não é porque o candidato será avaliado virtualmente que ele não deverá se preocupar com algumas coisas. Para começar, é importante verificar se a entrevista será por telefone ou por webcam e providenciar um ambiente calmo para a conversa.

Quando se trata de uma entrevista por meio de webcam, vale a pena testar o microfone e a própria câmera com antecedência para não haver problemas. Outro cuidado que o candidato deve ter é organizar o ambiente e pedir às pessoas que estiverem na sua casa que façam o máximo de silêncio possível.

Cuidar da sua própria aparência também é indispensável quando o processo seletivo é online. Assim como esse candidato se arrumaria para uma entrevista na empresa, ele deve se arrumar para uma entrevista virtual.

A resposta nem sempre é imediata

Quem faz uma entrevista de emprego presencial costuma esperar alguns dias para receber a resposta e acontece o mesmo com os processos seletivos online.




Comentar