Programa Jovem Aprendiz Hidrelétrica Jirau 2019 – Inscrições

Localizada em Porto Velho, a Hidrelétrica Jirau é uma empresa da área de geração de energia elétrica pertencente a uma outra corporação bem expressiva: a Camargo Correa. Conhecida também como Energia Sustentável do Brasil ou ESBR, a empresa gera energia com o uso de água dos rios, distribuindo-a para vários lugares do Estado de Rondônia.

Seu reservatório chega perto dos 356 quilômetros quadrados de capacidade e a sua capacidade instalada fica em 3.750 MW. A licença para que essa hidrelétrica fosse criada aconteceu no ano de 2009, sendo preciso realizar um desvio de rio para a sua implementação.

O programa de jovem aprendiz da empresa para 2019 está em vias de ser encerrado: aliás, as inscrições sofreram prorrogação. A Hidrelétrica Jirau fará uso de prova dissertativa, fazendo um edital para orientar os estudantes:  https://drive.google.com/file/d/1I9egMO6_GSWcUR4Ipevc4Paj-fIIOQ14/view. As pessoas inscritas farão a prova em três horas na unidade CETEM do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Como funciona o programa de jovem aprendiz da Jirau

Há oito oportunidades a ser disputadas, sendo preciso estar entre os 28 e os 24 anos. Podem se inscrever as pessoas que fazem o ensino médio na rede pública (menos os que são matriculados na versão profissionalizante) e aquelas que moram em Candeias do Jamari ou na capital Porto Velho e adjacências.

Os jovens aprendizes da Hidrelétrica Jirau terão suas funções profissionais, mas também se profissionalizarão por meio de um curso com 1.440 horas de carga horária, sendo de técnico em Eletromecânica. O curso em questão não é pago pelo aprendiz, mas sim pela própria Jirau.

Em decorrência do gasto que ela tem com a formação do aprendiz, a bolsa auxílio é baixa: R$ 499,00. Todavia, a hidrelétrica oferece seguro de vida, vale transporte e plano de saúde.

É interessante dizer que a empresa encerraria a seleção para jovens aprendizes em 3 de julho; porém, houve uma extensão até 24 de julho. Por isso, os estudantes que atendem ao que a Jirau busca precisam mandar seu currículo para [email protected]




Comentar